"Arte do irreal"
Fonte: Blog da Galileu
Essas imagens são da fotógrafa alemã Ivonne Thein e fazem parte da exibição “32 kilos” do Instituto Goethe de Washington. Elas já geraram várias discussões. Segundo a autora, as fotografias são uma crítica ao padrão de beleza do corpo extremamente magro e não saudável. Em geral, a sensação que esse tipo de imagem causa é de espanto.
Mas as imagens também são vistas com admiração por participantes de comunidades pro-anorexia (pro-ana). Existem inúmeras comunidades e blogs na Internet que reúnem “praticantes” de anorexia e bulimia, a maioria mulheres. Nesses espaços, as pessoas relatam seus problemas, contam suas metas, mostram seu cardápio pobre em calorias com orgulho e até ensinam algumas técnicas para perder peso a qualquer custo. Se você der uma busca rápida pelo Google com a palavra “thinspo” (uma junção das palavras inglesas para magreza e inspiração) vai encontrar muitas fotos parecidas com essas.
O que você acha: esse tipo de foto é uma crítica ao nosso padrão de beleza atual ou influencia pessoas a desejarem e arriscarem suas vidas por um corpo magro e irreal?
Será que é horrível ficar linda, ou será que ficar linda é que é ser horrível?
Como será o "amanhã"?
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário