"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

quarta-feira, junho 25, 2008

Brasil em luto



BRASIL - LUTO

DONA RUTH CARDOSO FALECEU

O coração da ex-primeira dama do Brasil parou de bater no início da noite, no apartamento da família em São Paulo, recebera alta do Hospital Sírio Libanês ontem

Foto: Arquivo

Ruth Cardoso, uma grande mulher: discreta, elegante, ativa, altiva, estudiosa, generosa, independente e corajosa. Honrou as mulheres, os brasileiros e sua geração

Toinho de Passira

Fonte: Blog do Noblat , Veja online, O Globo

Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, Dona Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu, às 20h40, em seu apartamento em São Paulo.

Ela havia feito, ontem, um cateterismo ("método diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e/ou veias coronárias"). E implantado dois stents ("próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura, com o objetivo de normalizar o fluxo sanguíneo").

Na última quinta-feira havia sido internada no Hospital Sírio-Libanês com angina (“dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente”).

Dona Ruth morreu com 77 anos. Faria 78 no próximo dia 19 de setembro.

O ex-presidente Fernando Henrique completou 77 anos no último dia 18. Os dois estavam casados há 53 anos

Nascida em 1930, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, Ruth Correa Leite Cardoso era antropóloga e foi professora da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Em 1972, obteve o título de doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Anos depois, concluiu pós-doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York, e também foi professora em universidades americanas e inglesas, tais como Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade de Berkeley (Califórnia) e Universidade de Columbia (Nova Iorque).

Ela se casou com o então sociólogo Fernando Henrique Cardoso em 1953. O casal teve três filhos. Durante o mandato de FHC (1995-2003), ela coordenou o projeto Comunidade Solidária. A sociedade civil fez diversas ações de combate à pobreza e à exclusão social. Atualmente, fazia parte do conselho diretor da Oscip (organização da sociedade civil de interesse público) Comunitas, criada para para dar continuidade aos projetos do Comunidade Solidária.

Entre os cargos de destaque, dona Ruth presidiu o conselho assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre Mulher e Desenvolvimento, foi membro da junta diretiva da UN Foundation e da Comissão da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre as Dimensões Sociais da Globalização e da Comissão sobre a Globalização.

.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails