"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."
segunda-feira, junho 09, 2008
"si deu mal"
Após denúncias de consumidores, Conar pediu suspensão de anúncio de TV; agência diz que propaganda não é ofensiva
Intitulada “Papai-Mamãe Não!!!”, campanha tinha encartes com dicas de “situações excitantes e divertidas” para namorados
A campanha publicitária do Dia dos Namorados da rede de lojas C&A foi retirada dia 07/06/2008 de circulação em todo o Brasil, por ter sido considerada abusiva e erótica por órgãos de defesa do consumidor e pelo Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).
A campanha “Papai-Mamãe Não!!!”, formada por três filmes de TV e encartes distribuídos nas cerca de 150 lojas do país, sugeria que o consumidor saísse da “mesmice” e surpreendesse o namorado ou namorada, dando dicas de “situações excitantes e divertidas”.
A C&A informou que retirou a propaganda em virtude da “repercussão”. A agência de publicidade responsável pela campanha, a DM9DDB negou que o material fosse ofensivo.
Anteontem, a partir de denúncias de consumidores, o Conar abriu um processo sobre o anúncio veiculado à noite na TV, em rede nacional. Recomendou a suspensão dos vídeos por conterem “carga erótica abusiva”. As recomendações do Conar não têm poder impositivo, mas são sempre acatadas pelas empresas de publicidade, informou o órgão.
Um dos filmes, produzido pela agência de publicidade DM9DDB, traz a modelo Daniella Sarahyba, dizendo: “Urano na casa de Virgem vibrando vai trazer um Dia dos Namorados bem “papai-mamãe”. Agora, se ao invés de espalhar velas pela casa, usar uma lingerie bem sexy, não vai ter “papai-mamãe” não. Safadinha”.
No Espírito Santo, a campanha foi alvo ontem de ação da Delegacia do Consumidor e do Procon. Todos os encartes e materiais da campanha, como banners e faixas, foram recolhidos nas três lojas da C&A no Estado -duas em Vitória e uma em Vila Velha.
Os três gerentes das lojas foram presos em flagrante por ultraje público ao pudor e propaganda enganosa e abusiva. Foram liberados após pagamento de fiança de R$ 1.000 cada um.
A operação começou após denúncia de dois pais, que disseram ter flagrado filhos de seis e de 11 anos com o encarte. “Os pais encontraram as crianças manipulando dados que vinham com os encartes e que incitavam práticas sexuais”, disse Denise Izaita Pinto, gerente do Procon do Espírito Santo.
Em páginas das 26 folhas do encarte aparecem bonecos que formam um casal. Em cima dos bonecos, que praticam ações como dar as mãos e passear com cães, há um sinal de proibido. Sob cenas de sexo há sinais de exclamação. “Isso foi caracterizado como uma publicidade que ofende a moral e os costumes”, disse o delegado Darcy Arruda, titular da Delegacia do Consumidor.
Ao final do encarte, há “games do amor”, com dadinhos recortáveis. Em um dos dados há verbos como beijar e massagear. No outro dado, há partes do corpo, como a boca e os seios. Há também um caça-palavras para localizar expressões como orgasmo múltiplo.
Ontem, por volta das 15h, trechos da campanha ainda estavam no site da C&A. Às 17h, já não estavam mais na página.
O Procon elaborou um auto de infração contra as lojas, que terão dez dias para se defender. Ao final do processo, a C&A pode receber multa de R$ 500 mil a R$ 5 milhões. O delegado Arruda diz que irá ouvir representantes nacionais da C&A.
Fonte: Folha Online
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