"Atenção comentaristas deste blog que costumam desancar Lula: da próxima vez que o fizerem não esqueçam que vocês são uma minoria. Uma minoria barulhenta, inconformada, com direito a se manifestar, mas uma minoria.
Não diria que vocês são uma minoria em extinção. A unanimidade é burra, decretou um dia o escritor Nelson Rodrigues. Além de burra, a unanimidade faz mal. No caso de um líder político, faz mal a ele ao país. Mas vocês são uma minoria cada vez mais minoria.
É o que dá conta a pesquisa do Instituto Datafolha publicada, hoje, pelo jornal Folha de S. Paulo. Foram entrevistados 2.981 brasileiros a partir dos 16 anos de idade. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de dois pontos percentuais.
O governo Lula é considerado ótimo ou bom por 64% dos eleitores brasileiros. É um recorde histórico. Nunca antes na história deste país o Datafolha detectou tão gigantesco índice de aprovação. Em março último, era de 55%. Apenas 8% qualificam o governo de ruim ou de péssimo.
De zero a dez, os brasileiros dão nota sete para o governo. Como nenhum candidato a prefeito ou a vereador se arrisca a falar mal de um governo tão bem avaliado, anotem o que digo: ele fechará o ano com uma nota ainda maior.
Os brasileiros com maior renda e maior nível de escolaridade sempre resistiram ao charme de Lula. Pois agora se renderam. A maior variação positiva foi registrada justamente entre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos: passou de 43% para 57%.
Você tem escolaridade superior? Pois saiba que no meio de sua turma a aprovação a Lula subiu oito pontos, de 47% para 55%. Ela cresceu também em todas as regiões do país. No Sul, por exemplo, foi de 52% para 60%. E no Sudeste alcançou 57%. Deixemos o Nordeste de lado. Ali, Lula é um semi-Deus.
A força do homem pode empurrar para o alto os candidatos apoiados por ele? Nas atuais eleições municipais, sim e não. Depende. Ainda não foi suficientemente estudado entre nós o poder de transferência de votos. Lula esteve em São Paulo outro dia pedindo votos para Marta Suplicy.
É possível, contudo, que nas pesquisas a serem divulgadas nas próximas horas Marta perca alguns pontos ainda dentro da margem de erro. Pelo visto não tem apoio de Lula capaz de reverter em Curitiba a reeleição com folga do prefeito Beto Richa (PSDB).
De fato, o poder de transferência de voto de Lula só será testado para valer na eleição do sucessor dele."
Eu faço parte da minoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário