"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sexta-feira, março 20, 2009

Grandes Mulheres do Brasil - Lilian Lemmertz

Lilian Lemmertz (Porto Alegre, 15 de junho de 1937 — Rio de Janeiro, 5 de junho de 1986) foi uma atriz brasileira.

Descendente de alemães, Lilian formou-se como professora de Literatura em Porto Alegre. O teatro aconteceu-lhe por um acaso, e foi Antônio Abujamra, seu colega de um curso de inglês e amigo de família, que a convenceu a trabalhar na peça À Margem da vida, que estava sendo montada pelo Teatro Universitário da capital gaúcha.

Em 1963, após trabalhar por cinco anos em teatro amador na capital gaúcha, ela se transferiu para São Paulo, onde, a convite de Walmor Chagas e Cacilda Becker, se tornou profissional ao participar da montagem do musical Onde canta o sabiá. Foi casada com o ator Linneu Dias, com quem teve uma filha, a atriz Júlia Lemmertz.

Em 1965, ganhou o Prêmio SACI como melhor atriz coadjuvante na peça Quem tem medo de Virginia Woolf?.

Estreou no cinema em 1966, no filme Corpo Ardente. Suas interpretações no cinema sempre foram muito elogiadas pela crítica. Foi musa do cineasta Walter Hugo Khouri, com quem fez oito filmes, entre eles As amorosas, em 1968, e Eros, o deus do amor, em 1981.

Na televisão, ficou conhecida por suas personagens delicadas e angustiadas, em telenovelas como Baila comigo, Final feliz e Partido alto.

Aliás foi em Baila Comigo que Lilian viveu a primeira "Helena" das novelas de Manoel Carlos numa interpretação primorosa ao lado do ator Fernando Torres.

Quando faleceu, prematuramente, aos 48 anos, vítima de um enfarte do miocárdio, sozinha em seu apartamento no Rio de Janeiro, Lilian estava ensaiando o espetáculo Ação entre amigos, com direção de Paulo Betti.

A atriz recebeu vários prêmios de melhor atriz tanto no cinema como no teatro.

Fonte: Wikipédia


Para ver álbum de fotos de Lilian

estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails