"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

quarta-feira, março 25, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Renata Sorrah

Renta Sorrah, nascida Renata Leonardo Pereira Sochaczewsk, (Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1947) é uma atriz e também produtora teatral brasileira, filha de Miriam Pereira e de Peter Sochaczewski.

Renata foi para Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1964, num programa de intercâmbio cultural, o AFS, e lá entrou para um curso de arte dramática. À época, a Califórnia vivia o auge do movimento hippie que, num processo radical de mudança, lutava pela ampla liberdade de expressão e pelo direito de cada um exercer a sua sexualidade sem culpa.

Como parte do curso, participou do elenco da peça Dura lex sed lex, de Oduvaldo Vianna Filho, na qual teve oportunidade de desempenhar vários papéis.

Ao retornar ao Brasil, em 1967, encontrou o meio teatral influenciado pelas idéias do movimento hippie. Embora não tenha sido ela própria uma hippie, adotou o visual dos integrantes do movimento e viajava seguidamente à praia de Arembepe, na Bahia, que era o lugar preferido dos hippies à época.

Neste período, cursou Psicologia, mas não chegou a se graduar, e ingressou no TUCA - Teatro Universitário Católico. Desde então, o teatro, onde alia a seu trabalho de atriz as funções de produtora, é sua paixão. Costuma dizer: "O palco é o meu prazer, como se nele eu soubesse mais que na vida ".

Sua primeira aparição na televisão foi em 1969, na Rede Tupi, na telenovela Um gosto amargo de festa . Em 1970, Dias Gomes chamou-a para seu primeiro papel na Rede Globo, na telenovela Assim na terra como no céu. Depois, seguiram-se outros sucessos como Senhora do destino, A indomada, Pedra sobre pedra, Vale tudo, Roda de fogo, Brilhante, O casarão, alguns de seus mais de 30 trabalhos para a televisão.

A atriz chegou a fazer uma participação especial no clipe de "O Segundo Sol", de Cássia Eller.

Em 2004, Renata interpretou Nazaré em Senhora do Destino, sendo essa considerada uma das piores vilãs de telenovelas de todos os tempos, sendo superada por Odete Roitman (Vale Tudo), Flora (A Favorita) e Laura (Celebridade). A fama se dá pelas maldades cometidas por Nazaré, entre elas: o seqüestro de Lindalva/Isabel (Carolina Dieckmann), o assassinato de seu marido e de Djenane (Elizângela), além de atormentar a vida de sua enteada Cláudia (Leandra Leal). Seu final foi considerado um dos melhores finais para vilãs: Nazaré se atirou de uma ponte na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, a uma altura de 90 metros.

Renata é tia dos atores Deborah Evelyn e Carlos Evelyn, filhos da sua irmã mais velha Suzana. A atriz tem ainda um irmão mais velho chamado Antônio Cláudio. Foi casada com os atores Carlos Vereza e Marcos Paulo, pai da sua única filha: Mariana, e com o diretor Euclydes Marinho. Teve também um romance com os atores André Gonçalves e Roberto Bonfim e a cantora Maria Bethânia.

Fonte: Wkipédia

estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails