"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

segunda-feira, março 09, 2009

Grandes Mulheres do Brasil - Ana Paula Arósio

Ana Paula Arósio, iniciou sua carreira de modelo aos doze anos de idade, quando foi descoberta por uma caça-talentos em um supermercado; sua estréia se deu através da Agência Stilo, coligada da Agência Galharufas e coordenada pelo fotógrafo Paulo Sadao. Depois de aparecer em centenas de capas de revistas e comerciais de televisão, partiu para a carreira de atriz, o que aconteceu com o filme ítalo-brasileiro Forever, do diretor Walter Hugo Khouri, com participação de Ben Gazzara.

Suas primeiras aparições em telenovelas ocorreram no SBT. Foram três produções a partir de 1994: Éramos Seis, Razão de Viver e Os Ossos do Barão.

O estrelato veio em 1998, quando protagonizou a minissérie da Rede Globo Hilda Furacão , da autora Glória Perez.

Em 1998, ganhou o prêmio Melhores do Ano - Domingão do Faustão, na categoria Revelação do Ano como: a prostituta Hilda na minissérie Hilda Furacão.

A seguir, atuou em duas telenovelas da mesma emissora, Terra Nostra e Esperança, ambas do autor Benedito Ruy Barbosa e com foco na imigração italiana no Brasil. Além disso, fez outras minisséries e diversas participações especiais na televisão, ao mesmo tempo em que desenvolvia uma carreira também no teatro. Sua peça mais importante foi Casa de Bonecas, de 2002.

Em 2004, ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo filme Celeste & Estrela, de Betse de Paula, no 3º Festival de Cinema de Varginha.

Em 2005, atuou no filme O Coronel e o Lobisomem, do diretor Maurício Farias, ao lado de Selton Mello e Diogo Vilela.

Sua primeira telenovela contemporânea foi Páginas da Vida, do autor Manoel Carlos, exibida entre 2006 e 2007. Até então, só havia feito telenovelas de época.

Em 2008, ela mais uma vez protagoniza uma novela de época, Ciranda de Pedra, que é uma releitura da novela de 1981.

Ganhou três vezes o Troféu Imprensa, na categoria Revelação do Ano como Hilda Hilda Furacão em 1998 e na categoria Melhor Ariz como a italiana Giuliana de Terra Nostra em 1999 e como a judia Camille de Esperança em 2002.

estrela dourada

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails