"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

domingo, setembro 28, 2008

Rico marido de Martha Suplicy (atualização)

Jornalista revela as contas do marido de Marta Suplicy em paraíso fiscal e Polícia Federal suspeita de lavagem de dinheiro

De: Hugo Studart


Segundo o jornalista Hugo Studart, Felipe Belisario Wermus, também chamado de Luis Favre, está enroscado até o pescoço com as autoridades brasileiras. Caso as suspeitas se confirmem, será um duro golpe para Marta Suplicy, a não ser que ela repita o bordão já tão conhecido: “Eu não sabia de nada, companheiros”.

Eis os números, para inicio de conversa: as contas 60.356356086 e 60.356356199, do Trade Link Bank nas Ilhas Cayman. São controladas por Luis Favre, marido de Marta Suplicy. Eis a história:

Felipe Belisario Wermus, argentino por nascimento e cidadão francês por adoção, é personagem central das eleições para a Prefeitura de São Paulo. Você o conhece, prezado leitor, mas por outro nome Luís Favre – codinome pelo qual Felipe é chamado nos bastidores da esquerda brasileira. Companheiro da candidata do PT à prefeitura, Marta Suplicy, Favre é seu braço direito, melhor amigo, amado, confidente, conselheiro-chefe, estrategista-mor, tesoureiro-oculto. Favre é o principal baluarte de Marta. É também seu ponto mais fraco.

A Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo têm informações explosivas sobre o companheiro de Marta Suplicy. A suspeita é a de que um senhor chamado Felipe Belisário Wermus seria o principal elo entre o PT e um esquema internacional de arrecadação de dinheiro a partir dos serviços de coleta de lixo nas capitais brasileiras. Esse esquema teria funcionado em prefeituras controladas pelo PT, como São Bernardo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campinas e São Paulo. A Vega, multinacional francesa de serviços, seria o elo empresarial do esquema.

A PF suspeita que a Vega controle um grupo de empreiteiras que ganham licitações superfaturadas para a coleta de lixo. Em média, 10% de superfaturamento, sendo 5% para as empreiteiras, e 5% para o caixa do PT. Esse dinheiro era todo repassado ao doleiro Toninho da Barcelona, que o depositava em contas em paraísos fiscais controladas por um tal Felipe Belisario Wermus. Esse dinheiro voltava ao Brasil também por intermédio de Barcelona.

As autoridades têm os bancos e os números das contas no exterior, publicadas abaixo. O esquema teria sido montado antes da eleição presidencial de 2002. Se Delúbio Soares e Marcos Valério montaram o Caixa Dois do PT no governo Lula, estamos diante da suspeita de que Luís Favre, hoje favorito para se tornar o primeiro-companheiro de São Paulo, caso Marta seja eleita, tenha montado o Caixa Zero.

Vamos aos fatos:

A PRISÃO DE DOLEIRO

Foi doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, quem começou a revelar essa história. Ele foi preso em 2004, numa daquelas operações da Polícia Federal de caça-doleiros, a Farol da Colina. Revelou que trocou dólares por reais, entre 1998 e 2002, para diversos dirigentes petistas, entre eles o deputado federal José Dirceu, então presidente do partido. Que fez remessas de dólares para inúmeros empresários e figurões paulistas, como o advogado Márcio Thomaz Bastos (ministro da Justiça por ocasião da sua prisão). E prometeu fazer revelações sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, do PT, e o suposto esquema de cobrança de propina de empresas de ônibus da cidade.

Em seguida Claramunt pediu proteção de vida à PF e silenciou, aguardando pela negociação de uma delação premiada para o Ministério Público. Eis que estoura um caso bem maior, o do mensalão de Dirceu, Delúbio e Marcos Valério. E Claramunt fica meio esquecido numa cela da PF em São Paulo. E a cada dia que passa, é tomado pelo medo de ser vítima de uma queima de arquivo.

Foi nesse contexto que Claramunt se abre com seu companheiro de cárcere. Ato contínuo, escreve cartas para sua mulher, em hebraico (ele é judeu), revelando tudo o que sabia do esquema do lixo do PT. E fornecendo, inclusive, os números de duas contas que Felipe Belisário Wermus mantinha em paraísos fiscais.

Leia a matéria completa no site de Hugo Studart

Poste de 19.09.08

Atualização: O link (Hugo Studart) não é mais encontrado, em sendo assim você que tiver tido interesse em ler o complemento da matéria, não poderá mais fazê-lo. Eu a li por completo e era realmente de dar engulhos o complicado esquema mencionado.

Por motivo que desconheço a matéria não está mais no ar, mas existia. Se eu tivesse a mais leve idéia de iam tirá-la do ar, eu a teria copiado inteira.

Meu questionamento interior agora é: "Por quê o link não mais existe?" Terá sido tirado do ar pelo poder "vigente", ou o seu autor resolveu, por motivo qualquer, poupar Marta-ex-Suplicy desse embaraço?

Se bem que a mesma não possa mais ficar "embaraçada" faz tempão! Esclarecendo: os argentinos denominam gravidêz como "embaraço" - sei lá como escrevem isso, mas é assim que denominam gravidêz e essa sra., faz tempo que não "se embaraça", tanto é que durante a pior crise área do pais se saiu com uma das melhores de suas frases: "Aproveita e goza!".

Seja como for, em pesquisando encontrei um link muito interessante - descobri que o Sr. Favre mantém um bloguinho, coisa pouca, micharia, mas que matém em sua capa a foto do mesmo com "aviso aos navegantes" donde propala com quantos processos se faz um barquinho para quem suspeita de sua dignidade, dentre os mencionados está Hugo Studart. Entre aqui e leia

P.S.: Fiquei "lavanda" ao perceber que o blog do Sr. Favre mantém divulgação comercial! Nossa será que a Sra. Marta-ex-suplicy não é remunerada à altura para que seu marido tenha um blog pessoal, meritório e sem Merchandising? E o blog ainda menciona sobre seus assuntos, um deles, "importantíssimo": sociedade, mas não se equivoquem com a palavra, isso lá quer dizer: "beautiful people" e não "povo".

Acordem Paulistanos, está mais do que na hora!

2 comentários:

Anônimo disse...

molto intiresno, grazie

Anônimo disse...

La ringrazio per Blog intiresny

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails