"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Veneza & Carnaval


Carnaval em Veneza

Fonte: : Edgard Pitta


O registro mais antigo do uso de máscaras no Carnevale di Venezia data do ano de 1268 - é um antigo regulamento proibindo o “jogo dos ovos” (imagino que os mascarados jogavam ovos uns nos outros!).

A partir do século 14, várias outras leis foram promulgadas visando a deter o “declínio moral” dos venezianos, que aproveitavam o anonimato das máscaras para praticar todo tipo de ato imoral! Como jogar mascarado para fugir dos credores, usar armas e até mesmo entrar nos conventos vestidos de mulher para atacar as pobres freirinhas. A bandalheira era tão grande que em 1608 uma lei declarou o uso de máscaras uma ameaça à República Sereníssima!

Hoje a coisa está mais tranquila (imagino!) e os venezianos aproveitam os dias de carnaval para exibir as máscaras e fantasias mais exuberantes que se pode imaginar.

Visite o Flickr para ver fotos do Carnaval de Veneza tiradas por turistas de todo o mundo ou veja um slideshow.

Origem do Carnal de Veneza
O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.

A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.
Mascarados do Carnaval de Veneza

Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.

Em 1797 Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, quando Napoleão Bonaparte assinou o tratado de Campo Formio. No que respeita ao Carnaval, os festejos foram proibidos. No ano seguinte os austríacos tomaram conta da cidade.


Os festejos só foram restabelecidos em 1979 de forma oficial, após quase dois séculos de ausência. Desde então a festa faz-se nos dias antes da Quaresma. ( Fonte: Wikipédia)
Assista vídeo e leia mais sobre Carnaval Veneziano em

“Portale di Venezia” clic aqui

3 comentários:

Unknown disse...

As imagens são muito lindas.As pessoas e os seus costumes,uma cultura de principios iguais e realidades diferentes .

Naaty *--* disse...

Ola amei as fotos !

Naaty *--* disse...

Ola muito lundo as fotos !!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails