"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sábado, dezembro 20, 2008

O precursor da literatura infantil no Brasil

Monteiro Lobato



Oitenta e dois antes antes de Barack Obama chegar à Casa Branca, o visionário escritor brasileiro já havia contado uma história semelhante no romance "O Presidente Negro". A trama se passa no distante ano de 2228. E conta a história de um candidato negro, que derrota uma mulher e um homem branco nas eleições nos Estados Unidos. E se torna o primeiro presidente afro-americano do país. A história parece familiar, não parece? Este é o enredo de "O Presidente Negro", romance escrito por Monteiro Lobato em 1926.


E as previsões não páram por aí. O autor também fala sobre a invenção de um tipo de transmissão de dados que possibilitaria o ser humano a executar tarefas em casa, sem ter que ir para o trabalho. Em outras palavras: a Internet.


***

O precursor da literatura infantil no Brasil.

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, a 18 de abril de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor. Foi um grande tradutor, escritor, contista e ensaista. Sua criação mais conhecida foi o Sítio do Picapau Amarelo. Faleceu em 4 de julho de 1948.

Foi também o primeiro brasileiro a proclamar que o Brasil é rico em petróleo, e por defender a sua tese, foi preso. Sua fala mais contundente era "O PETRÓLEO É NOSSO"
Baixe free "O Presidente Negro"

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails