Google faz homenagem a Monteiro Lobato, o criador do Sitio do Picapau Amarelo
Para comemorar o 129º Aniversário de Monteiro Lobato, o Google preparou um Doodle especial para este dia, a imagem traz os dois personagens mais carismáticos criados por Monteiro Lobato, o boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa e Emília, a boneca de pano.
José Bento Renato Monteiro Lobato, mais conhecido apenas por Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté no dia 18 de abril. Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”) da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
Monteiro Lobato empresta à data de seu aniversário, 18 de abril (1882-1948), para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil.
O dia foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário