"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

terça-feira, maio 27, 2008

"Guernica" Pablo Picasso

"Guernica é um quadro que não é possível explicar em termos simplistas. Exposto pela primeira vez durante a Exposição Internacional de Paris de 1937, é uma obra de imenso poder político que, todavia, inicialmente motivou reações de indiferença ou ironia. Contudo, esta reação era, em si mesma , política. Ao mesmo tempo que nas ruas de Paris de 1937 (vésperas da segunda guerra mundial) aconteciam violentos enfrentamentos entre a extrema direita e a extrema esquerda, e que nas principais fronteiras francesas irrompia a guerra ou se iniciavam seus preparativos, o tema da Feira era a celebração da tecnologia moderna como entretenimento popular. O Pavilhão Espanhol , dedicado ao sofrimento da população durante sua Guerra Civil, destoava radicalmente deste clima de busca do prazer de costas para a realidade. A Guerra civil Espanhola havia dividido o país e havia deixado mais da metade da Espanha sob o ataque do exército nacionalista (às ordens do General Franco e com o apoio da alemanha Nazista e da Itália Fascista). No início, Picasso relutou em aceitar o comporomisso pois já morava na França há anos e era visceralmente contra o regime Franquista. Até que , no dia 26 de abril de 1937, a pequena localidade basca de Guernica sofreu um bombardeio em um ataque aéreo não provocado que mudaria a história da Espanha. Apesar dos desmentidos da época, hoje não restam mais dúvidas de que foi a Luftwaffe nazista a responsável pelo bombardeio que matou milhares de civis, em sua maioria velhos, mulheres e crianças. A partir do conhecimento desta tragédia, Picasso aceitou a incumbência e iniciou os esboços num trabalho incessante e febril: faltava pouco tempo para a inauguração da Feira.

Imbuído de tão extrema emoção, as formas definidas e sólidas que caracterizam a versão final de Guernica se combinam para transmitir um sentido de tragédia muito maior do que ele teria conseguido apenas reproduzindo fielmente as cenas do bombardeio e da fuga dos refugiados. Depois de seis semanas de trabalho intenso , elaborando esboços e pintando, desenvolvendo idéias, voltando a trabalhar velhos temas e introduzindo justaposições em constante mudança, Picasso criou uma obra que se converteria em um dos mais excepcionais legados contra a guerra do século XX." (trechos retirados do livro Picasso: El Guernica).

O video abaixo é um trabalho de animação espetacular que faz uma leitura comovente do quadro em 3 dimensões. A sensação é de que estamos caminhando entre as figuras desesperadas.


.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails