"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

quarta-feira, agosto 27, 2008

Metáfora


UMAS NOTAS

PREMONIÇÃO

Cada um tem direito a sua opinião. Admito até, leitor, que você tenha a sua, não sou democrático? E daí dou minha opinião sobre a cobertura que a mídia tem feito sobre a Olimpíada. Pra empregar uma expressão muito usada hoje pelas mulheres: "Me enche o saco".

Nunca vi tanta patriotada colocada. Me lembra sempre o Dr. Johnson, que já sabia, no século XVIII, que "o Patriotismo é o último refúgio do canalha". Mas não poderia adivinhar que no Brasil seria a mais exibida qualidade na tevê por todos os idiotas do país.

A infinitamente repetida louvação das poucas e tristes medalhas de bronze que obtivemos nesta Olimpíada me lembra sempre o grande Assis Valente, que anteviu nossos dias numa de suas músicas mais populares: "Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor".


METÁFORA

Bem, podemos lamentar, podemos chorar, podemos tudo. Mas a realidade brasileira está aí, em todos os jornais, em mil fotos (hoje a fotografia é onipresente e milimétrica): Diego fazendo sua tão anunciada e esperada tentativa (?) de ganhar o tão anunciado, indiscutível – e antecipado até nos anúncios da Golden Cross – OURO. Pois não deu OURO, nem PRATA, nem mesmo bronze. Deu uma queda desclassificatória... de bunda. Nunca vi simbolismo maior, metáfora mais eloqüente de nosso país. Fiquei até esperando os gritos de Galvão Bueno, acompanhado pelo Bonner, berrando os dois, entusiasmados: "É o Brasil! É o Brasil! É o Brasil!".

Só Lula, que não sabia de nada, dizia lá no canto pros seus familiares: "Nunca antes na história deste país...".

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails