"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

segunda-feira, agosto 18, 2008

O criador & Sua criatura

Atleta campeão chinês Liu Xiang desiste da prova

Fonte: Jornal Nacional

A medalha de ouro que os chineses mais esperavam, nos 110 metros com barreiras, não saiu. O corredor Liu Xiang pôs o país todo em choque.

Quando ele entrou no estádio os torcedores rugiram. Liu Xiang é o único chinês na história a ter ganhado uma medalha de ouro em atletismo nas Olimpíadas, um território normalmente americano.

O palco foi preparado para que ele fosse a principal estrela. Liu Xiang chegou a saltar duas barreiras no aquecimento, mas voltou fazendo caretas de dor. Era ainda a primeira eliminatória, uma formalidade, mas Liu Xiang botava a mão na ferida.

No calcanhar direito, o tendão de Aquiles doía demais. Ele fazia o impossível para tentar o improvável: competir. Quando foi dada a largada, que outro atleta queimou, Liu Xiang não agüentou. As dores eram obstáculos insuperáveis.

Ele deu a volta e tomou a decisão mais difícil: deixar as Olimpíadas. Em toda a China, como no estádio, as caras derreteram de decepção. Em vez de um triunfo, um drama.

A pressão sobre os atletas chineses já tem algo de desumano: só serve a medalha de ouro. Mas sobre Liu Xiang era ainda pior. Campeão olímpico em Atenas, campeão mundial. Um líder do governo chinês disse antes dos Jogos que nada disso valia se Liu Xiang não conquistasse a medalha de ouro em Pequim. E agora, como explicar?

O técnico dele mal conseguia falar. Arrasado, ele chorava dizendo que Liu Xiang sentia muita dor desde sábado. Mas perguntado por que isso não foi divulgado até para preparar o público chinês para o pior, um dirigente foi pouco convincente e disse que não se imaginava que o problema fosse tão sério.

O lugar de Liu Xiang ficou vazio. O estádio se esvaziou. Lá dentro, gelo para a dor e uma camiseta para enxugar as lágrimas.
.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails