"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Duas Caras?

Não, "Dois Pesos & Duas Medidas"
By myself

Não pretendo analisar a obra do Autor de "Duas Caras", Aguinaldo Silva, transmitida pela Rede Globo.

Bem antes do carnaval eu deixei de acompanhar essa trama, por conta de não encontrar nela a relevância que existe nas estórias de ficção em bons romances .

Há algumas obras televisivas, populares, que correspondem à bons momentos literários, mesmo que raramente, existe. Não vi nessa trama, até enquanto a acompanhei, nada que me prendesse a continuar acompanhando seu desenrolar, o que não significa que ela seja um fracasso, que não seja uma bela obra televisiva, que não seja muito popular e que não esteja fazendo jus a um ótimo "ibope" - segundo o autor.

Entre coisa e outra descobri que o Autor, Aguinaldo Silva, iniciou um blog para comentar sua novela, sua vida, as críticas que recebe (não mencionando os nomes dos seus críticos). Passei a ler o blog de Aguinaldo, e a deixar posts com minhas opiniões sobre a trama, sobre as apresentações dos capítulos, coisas tais. Claro, havia elogios, havia críticas em meus comentários.

Eu creio que quando alguém se dispõe a escrever através desse maravilhoso veículo, que é a Internet, sabendo que poderá ser lido por milhões de pessoas (considerando que me refiro a um escritor conceituado, a um "Global"), ele deverá saber que se expõe a críticos, queixosos e antagonistas (mesmo que sejam eles meros seres comuns e anônimos como eu), ou, ao menos deveria saber.

Ocorre que a obra de Aguinaldo Silva, em seu blog, não pode ser criticada por meros mortais como eu. Ocorre que Aguinaldo Silva pretende mostrar através dessa obra que (Duas Caras), segundo site da própria Rede Globo, baseia-se nas "duas caras" de José Dirceu (dai meu inicial interesse pela obra), críticas a posições do governo Lula, como cotas raciais, discriminação social (favelados) e alguns outros temas de interesse geral. Ocorre que para meu desgosto, tantos e tão bons temas, não passam de fachada!

Não acontece isso apenas na trama, (por conta da inconsistência de tais temas, eu abandonei o acompanhamento da mesma), ocorre isso também na realidade, ocorre isso no blog de Aguinaldo Silva.

Lá ocorre censura aos comentários, eles são sistemáticamente cortados ou "moderados" e introduzidos (se críticos), como se tudo fosse apenas flôres para o Autor - de alguma forma declarada, visto que ele tem um post onde diz que seu "moderador" é um "nerd"... Com tal "esfarrapo" como tentativa de convencimento, ele proclama sua obra como "prima", ou quase isso, em seus dois últimos posts.

Ela até poderá ser (se é que isso possa ser possível), mas seu blog é um pretencioso censor de seus críticos - sejam eles para a crítica construtiva, ou não.

Até a ficção faz pouco de Nós!

Ana Maria Cordovil

3 comentários:

Pepe Luigi disse...

A obra ilustra bem duas caras para um mesmo peso.

Pepe Luigi disse...

A obra ilustra bem duas caras para um mesmo peso.

Pepe Luigi disse...

A sua obra ilustra bem Um peso para Duas caras.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails