"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

"Nunca Antes Nesse País"!

Cartões estão também com dirigentes do PT

A distribuição de cargos do governo federal sem precedentes praticada pela gestão Lula, somada à entrega de cartões de crédito corporativos – pagos com dinheiro público – para servidores das mais variadas patentes, fez com os cartões fossem parar nas mãos de altos membros do PT. De dirigentes regionais a tesoureiros, são quase 50 os petistas importantes encarregados por diversos ministérios de fazer saques e compras com os cartões. Embora tenham o direito a um cartão ao assumirem um cargo no governo, o simples fato de ocuparem altos cargos também no partido pode gerar conflito de interesses – entre os do país e os do PT.

De acordo com um levantamento da assessoria de Orçamento do DEM, com base nos dados do Siafi (sistema eletrônico que relaciona as despesas do governo federal) e publicado nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, 46 petistas que ocupam cargos de confiança em oito ministérios e na Presidência usaram os cartões de 2005 a 2007. Neste período, gastaram 719.000 reais, sendo 61,5% em compras e 38,5% em saques.

Dentre estes, estão três tesoureiros de diretórios estaduais, pelo menos sete integrantes de executivas ou diretórios petistas, um ex-prefeito e três candidatos a deputado estadual em 2006. Diz o diário paulista que um destes, candidato em Alagoas, sacou 41% do total do dinheiro que usou em 2006 justamente nas três semanas que antecederam a campanha eleitoral.

Irresponsabilidade – Apesar de não haver irregularidades comprovadas, este é apenas um exemplo de como os interesses do partido – diferentes dos interesses do país – podem entrar em choque quando um alto membro de determinada agremiação ganha a chance de usar dinheiro público de forma irresponsável. Existem outros.

No Amazonas, o superintendente estadual da Secretaria da Pesca, Estevam Ferreira da Costa – dono de um cartão oficial –, é também o tesoureiro do PT no estado. Em Tocantins, o tesoureiro estadual do PT, Leontino Pereira de Sousa – outro detentor de um cartão –, acumula a função de delegado estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em Goiás, a tesoureira do PT até dezembro era Laisy Moriere, funcionária da Secretaria de Políticas para Mulheres. A lista vai mais longe, porque, no governo do PT, os cargos públicos foram distribuídos a militantes do partido como nunca antes.

Daí, que um sem número de petistas faz jornada dupla – dá expediente no governo e depois no partido. Entregar um cartão de crédito pago com o dinheiro do contribuinte na mão destes servidores é, no mínimo, uma temeridade.
.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails