"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sábado, janeiro 31, 2009

Finda o primeiro mês de mais um ano de nossas vidas

calendario 2

Janeiro o primeiro

Sempre me sinto nostálgica quando olho o calendário e vejo mais um Janeiro que passou – é passado, não mais é e será preciso esperar por onze meses para ver outro, nunca mais aquele.

Janeiro tem um especial sabor de início, de recomeço, de dádiva de vida…de esperança.

Em passados Janeiros eu fui mãe pela primeira vez, em outro me casei pela segunda vez, em um faleceu meu pai, em outro fui tia-avó pela primeira vez…

Janeiros de chuvas e sol, cores e sombras, luzes e nuvens.

Janeiro sempre deixa saudade…saudade do começo e começo do fim, porque tudo mais seguirá à sua sombra, à sombra do começo – bom ou ruim.

Ele se foi e sempre se vai com a promessa de que um próximo Janeiro virá, não ele mesmo, mas um outro Janeiro, um filho pródigo, ou parente distante, sempre um novo Janeiro.


Janeiro é o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana.

Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemisfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 romano (45 a.C.). Nessa ocasião o início do ano ocorreu oito dias após o solstício. Posteriormente o início do ano foi alterado para onze dias após o solstício.”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails