"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

quarta-feira, julho 29, 2009

Promessa

Freud e Jung.

Fonte: Blog do Fabrízio

"Tenho ainda uma viva lembrança de Freud me dizendo: "Meu caro Jung, prometa-me nunca abandonar a teoria sexual. É o que importa, essencialmente! Olhe, devemos fazer dela um dogma, um baluarte inabalável!." Ele dizia isso cheio de ardor. Como um pai diz ao filho: "Prometa-me uma coisa, meu caro filho: vá todos os domingos à igreja!" Um tanto espantado perguntei-lhe: "Um baluarte contra o quê?" Ele respondeu-me: "Contra a onda de lodo negro do...". Aqui ele hesitou um pouco e acrescentou: "...do ocultismo!" O que me alarmou em primeiro lugar foi o "baluarte" e o "dogma"; um dogma, isto é, uma profissão de fé indiscutível surge apenas quando se pretende esmagar uma dúvida, de uma vez por todas. Não se trata mais de um julgamento científico, mas revela somente uma vontade de poder pessoal."

Jung, C.G. Memórias, sonhos, reflexões, pag. 136

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails