"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

terça-feira, julho 28, 2009

Mãe...Ser ou não ser


O compromisso de ser

Mãe

Primeiro capítulo

Poder gerar uma criança, uma outra vida, é uma dádiva, é um dom pertinente só as mulheres e um dom inestimável. Um dom e uma grande responsabilidade - imensa responsabilidade.

Nos dias correntes, com tantas opções e métodos anticoncepcionais, as mulheres decidem quando vão conceber; elas sozinhas, elas e seus parceiros... ao menos as mais preparadas pela vida e esclarecidas sobre as responsabilidades de se gerar um ser que vai enfrentar esse e um mundo ainda em "formatação".

É assim desde os primórdios, com essa ou outra "forma" de viver e criar filhos. Foi para poucos que missão tão "avassaladora" - porque, se responsável, a vida de uma mãe, de pais, muda à ponto de se tornarem quase escravos de sua cria - tornou-se um "Passeio no Parque" e para alguns insensíveis públicos e notórios, foi positivo porque "Alguém" lhes lançou no colo crianças muito especiais; crianças que viriam a ser o complemento e a salvação de suas vidas vazias. Também houve quem os gerasse ou adotasse e fizessem deles criaturas infelizes de berço.

Estamos no século XXI e as pessoas com acesso à educação e à informação, teem, com bons pais ou não, a escolha de ponderar - digo sobre as mães - se decidirão pela escolha de gestar e dar à Luz um outro ser, que virá nascer e desenvolver sua vida "no mundo em que vivemos" - Em minha opinião, um mundo muito mais complicado do que era o mundo em que nasci.

Decisão:

"Eu, futura mãe, decido trazer ao mundo um outro ser dando-lhe não apenas a vida, mas trazendo-o ao mundo que é este que conheço. Estou consciente de que o mundo para o qual trago essa nova vida é muito mais perigoso do que aquele mundo para o qual me trouxeram meus pais na década de 70. Estou consciente de que eu terei de arcar com as responsabilidades todas, aquelas mesmas que enfrentaram os meus avós e os avós deles, assim como os meus pais, quando receberam em suas vidas seus filhos - essas não mudaram. Estou consciente de que tanto quanto aquelas, hoje existem outras, que não pertenciam ao mundo quando eles lhes deram vida e criação. Estou completamente disposta a enfrentar toda e qualquer dificuldade que se me apresente para lutar pela garantia de qualidade de vida e pela vida, do ser que ora me proponho a trazer para esse mundo. Comprometo-me, ainda, a dar-lhe garantias emocionais - porque lhe serão preponderantes - do meu afeto, do meu amor, da minha "escolha", e de que fiz essa escolha sabendo-o dependente - em seu desenvolvimento - de minhas atitudes em demonstrar que "esse momento" houve e de que minha escolha e a minha decisão é para todo o restante da minha vida."

Não é uma decisão fácil de se tomar e não será fácil de se cumprir.
Você estaria? Você está? Você estará?

AMc

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails