"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

segunda-feira, junho 08, 2009

Corrupção - acachapante e avassaladora

“O pior corrupto é o corrupto "de esquerda”
Faz suas trapaças e jura que querer investigá-las é um COMPLÔ DE DIREITA

Por Pedro Porfírio

"A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios".
Montesquieu, filósofo iluminista francês ( 1689-1755)
"Nasci para combater o crime, não para governá-lo. Ainda não chegou o tempo em que os homens honestos podem servir impunemente à pátria: os defensores da liberdade serão proscritos enquanto dominar a horda dos bandidos"
Maximilien François Marie Isidore de Robespierre, líder da Revolução Francesa, ao ser levado para a guilhotina, em 1794, aos 36 anos de idade.

Os homens do Presidente

os homens do presidente

Sempre soube que o poder, seja ele qual for, tem encantos que o próprio encanto desconhece. Mas também por muitos anos acreditei que ideologia e safadezas eram antônimas.
Acertei na primeira e equivoquei-me redondamente na segunda. O poder exerce tal fascínio que engendra seus próprios valores. Ou simplesmente os dispensa, num passe de mágica.

E quanto maior a distância percorrida, mais vulnerável é aquele que se torna senhor dos anéis.
O que se vê hoje no Brasil é a ausência de todo e qualquer recato. A corrupção grassa como elemento difuso de efeitos multiplicadores. O assalto ao alheio não conhece limites, nem se tangencia em determinados espaços e momentos. Não é exclusivo da vida pública, até porque decorre de negociatas com interesses privados.
Reina a bel prazer, na imensidão desse país continental, como fatalidade corriqueira. Dir -se-ia sem pestanejar que seu caráter amplo, geral e irrestrito a todos seduz. Tal é seu magnetismo que, a rigor, não encontra óbices: não se é contra a corrupção, mas, sim, contra a corrupção dos outros.
Sedução inebriante
Andei concluindo com a maior amargura: entre os tipos de corruptos, há os que desfilam de crachás, os que permanecem nos armários (e ainda não deram bandeira) e os que esperam ansiosamente que a fila ande.
As práticas inerentes à corrupção movimentam muito mais dinheiro nos subterrâneos de que toda a atividade econômica visível a olho nu. Não há elementos de cálculo, mas é possível dimensioná-la como acachapante e avassaladora.
Porque ela se origina em toda e qualquer movimentação que envolva dinheiro. Sua manifestação mais exuberante é a propina, irmã siamesa do superfaturamento.

A corrupção é como jogo do bicho: todo mundo sabe que é ilegal, mas todo mundo vê, não diz nada e, se der, ainda faz uma fezinha.Ainda na minha adolescência, quando, meus olhos alcançaram o horizonte perdido, tive a atenção voltada para esse delito, praticado em larga escala na administração pública.
Tinha 11 anos de idade quando Armando Falcão, candidato a governador do Ceará, em 1954, fez do slogan "contra o roubo e a corrupção" a bandeira de sua campanha. Aquela "proposta de governo" chamou minha atenção até porque, ao fim, ele acabou derrotado numa eleição muito apertada.
Desde então vim aprendendo muitas lições. Nessa, a de que nem sempre os que acusam os outros como corruptos têm autoridade moral para tal. E muitas vezes pode ocorrer até de papagaio comer o milho e o periquito levar a fama.
Mas em todas as circunstâncias considerava que a ideologia da transformação social incluía entre seus pertences o combate implacável ao vício de meter a mão no dinheiro alheio.
Revolucionários contra a corrupção
Quando, aos 17 anos, fui a Cuba pela primeira vez, em 1960, uma das novidades que mais me impressionaram foi a existência do Ministério de Recuperação dos Bens Malversados pela ditadura. Confiado ao comandante Faustino Perez Hernández, um dos 12 primeiros guerrilheiros que subiram a Sierra Maestra, esse inusitado ministério funcionava na esquina das ruas 21 e D, no Vedado, não muito longe do Hotel Havana Livre, onde participei do I Congresso Latino-americano de Juventudes.
Desde sua primeira operação, no primeiro mês do regime revolucionário, quando descobriu 6 milhões de dólares escondidos pelo ditador Fulgêncio Batista num cofre do Bank Trust Company de Cuba, o austero ministério se tornou o terror dos corruptos e seu titular foi apontado por Fidel Castro como o símbolo do revolucionário, por sua exemplar honestidade e transparência.
Naqueles idos, pelo que me constava, ser contra a roubalheira era ingrediente indispensável na ideologia de esquerda. Tinha certeza dessa premissa até pela obsessão de Maximilien Robespierre, o líder da Revolução Francesa, cognominado "o incorruptível".
Por aqui, a conversa é outra
Já quando estive em cargos importantes na Prefeitura do Rio de Janeiro, comecei a perceber que a banda não tocava como eu imaginava, apesar da promessa de Brizola de lavar a sujeira com água e sabão.
Quando, em 1984, como coordenador das regiões administrativas da Zona Norte, prendi em flagrante um fiscal corrupto que extorquia um pequeno empresário na Penha senti os primeiros olhares de censura aos meus "excessos".

Depois, prendi uma equipe da Secretaria de Obras que, mediante propina, desviava asfalto de uma "rua reconhecida" para a favela do Jacarezinho. Foi um Deus nos acuda. Tive que recuar, porque ia sobrar exclusivamente para os operários.

Levado ao primeiro escalão, como secretário de Desenvolvimento Social, apreendi e acautelei numa delegacia manilhas comuns, entregues enganosamente como "armadas". Declarei a firma fornecedora inidônea e, como ela era apenas uma das várias pertencentes ao meu empresário, de nada adiantou.
Determinei sindicância para apurar uma mutreta com 500 metros de areia, que nunca chegaram ao depósito da Secretaria. Mas o engenheiro que assinou o recebimento era bem articulado dentro do PDT: o processo sumiu e isso me causou muita dor de cabeça. O mesmo aconteceu quando demiti o encarregado do depósito de Campo Grande, pilhado em delito semelhante, com carregamento de pedras.

Poderia contar outras dificuldades que enfrentei para reforçar com todas as letras a convicção de que a corrupção, a roubalheira e os desvios de conduta moral são tão lesivos ao país e ao povo como as políticas econômicas perversas, o entreguismo e a selvagem exploração do homem pelo homem.
A cara de pau do corrupto de "esquerda"
Poderia, mas hoje só queria dizer uma coisa, doa a quem doer: o pior corrupto é o que se jacta de esquerda.

É essa súcia desonesta que morre de medo de uma investigação e, para proteger-se, chega ao cúmulo de convencer os mais ingênuos de que a apuração de maracutaias em empresas públicas, como a Petrobras, é apenas uma manobra privatizante.
O corrupto de "esquerda" é cínico e arrogante. Pela facilidade de meter a mão no dinheiro público sob proteção do manto escarlate e pelo deslumbramento com os podres poderes é capaz de delitos muitos mais danosos porque, ao contrário dos corruptos tradicionais, age em bandos, interagindo em verdadeiras teias em que faz o meio de campo com lideranças corporativas, doma a mídia e banha de um invólucro "social" e até "patriótico" suas pernadas no erário.

Esse corrupto, diferente do tradicional, serve à sua patota, mas cria expectativas para que terceiros se beneficiem no futuro de outros butins. Tem um discurso bem articulado e sabe como imobilizar, pela cooptação, com algumas prebendas e favorecimentos a granel, aqueles que poderiam atrapalhar seus passos.
Esse corrupto, por coincidência, é aquele que, estando do outro lado do balcão, amanhecia o dia pensando em quem ia apresentar como ladrão à distinta platéia. É o corrupto que faz as mesmas armações, crente de que ganhará a anuência da opinião pública, devidamente convencida de que pior do que sua turma é a "direita privatizante".
Esse corrupto de "esquerda" é um típico cara de pau, que se socorre de parceiros manjados, tipos Collor, Sarney, Romero Jucá e Renan Calheiros, como se a cocaína farta no país tivesse explodido nossa memória. Tão cara de pau que está entregando o pré-sal a trustes estrangeiros através dos leilões das jazidas, perdoou dívidas de empresas privatizadas, como as da norte-americana AES (da Eletropaulo) está trabalhando a privatização dos aeroportos, numa jogada da pesada, e fala mal da privataria passada, sem nada ter feito para desfazê-la, sabe Deus porque.

Pedroporfirio.com
coluna@pedroporfirio.com

5 comentários:

CPI-BRASIL.COM disse...

Ana, vc tem certeza que sãorealmente os homens do presidente? Para mim, são os caras(safados) que querem vê-lo pelas costas. Tomara que consigam. E nós eleitores derrubaremos èsses safados nas urnas.

Ana Maria disse...

Não, não tenho, mas trabalham para os atuais interesses "delle", e "delles", também, eu tenho cerreza. Quanto a serem inescrupulosos, é público e notório.
Derruba-los!? Não será apenas um delíro nosso?
Abraço,
Ana Maria

CPI-BRASIL.COM disse...

Aninha:Temos a arma do voto. Se soubermos votar com inteligência, não seráum delírio. E sim, uma REALIDADE. Abrcs, Roy Lacerda.

CPI-BRASIL.COM disse...

Aninha, se soubermos votar com inteligência, não será um delírio. E sim,uma REALIDADE.Abrcs, Roy Lacerda.

Ana Maria disse...

Roy,
A nossa arma, o voto não é suficiente para colocar no olho da rua todos esses sacripantas, no caminho existe o eleitor, eleitores como os de Sarney, por exemplo. Só um eleitorado consciente (que não é o caso em nosso país), seria realmente uma esperança.
Abraço,
Ana Maria

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails