"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

terça-feira, novembro 13, 2007

Ao Reino do Asneirar

O conselho de Sua Majestade

Lucia Hippolito

O governo Lula parece que gosta de viver perigosamente.

Está às portas de uma vitória importante na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, vitória apertada, mas se comporta como se tudo fosse uma grande brincadeira.

Ministros continuam falando demais, ministros continuam falando bobagem.

Depois das trapalhadas na negociação com os tucanos, agora o ministro da Fazenda faz ares de desdém, como se não lhe interessasse mais conversar com a oposição.

(Me engana que eu gosto!)

A líder do PT no Senado, por sua vez, especialista em arrogância e antipatia, depois de expulsar o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) da CCJ, apenas porque ele teve a ousadia de dizer que votará contra a CPMF, continua dando show de falta de compostura.

Depois da saída de Mozarildo Cavalcanti (substituído por ela mesma, com a infelicíssima frase: “A vida é dura.” Pode?!) e de o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ter declarado que acompanhará seu partido, votando com o governo, a balança na CCJ pende para o governo, que deverá vencer na Comissão e também no plenário.

Vitória difícil, apertada, resultado do festival de equívocos que o governo cometeu desde o início das negociações – e, pelo visto, continua cometendo.

Não há necessidade de tripudiar sobre os derrotados.

O governo comete, assim, os mesmíssimos erros do senador Renan Calheiros, logo após sua absolvição.

Em vez de magnanimidade, uma certa humildade calculada, Renan foi arrogante, truculento, tripudiou sobre os que votaram contra ele.

Resultado: não conseguiu recompor as pontes com seus colegas e, ao contrário, aumentou a animosidade em torno de si.

Hoje pena para salvar o mandato, tarefa que parece cada vez mais difícil.

Assim também os membros do governo, sobretudo a líder do PT no Senado.

(Que falta de habilidade, meu Deus! Quem é que acha que aquela senhora tem qualidades para liderar uma bancada de senadores?!)

Agora é hora de o governo trabalhar em silêncio, garantir os votos necessários, calar a boca e trabalhar duro para consolidar a vitória na CCJ e no plenário.

Não é hora de bazófia, nem de tagarelice desnecessária. Exibições de truculência e de arrogância não ficam bem numa vitória tão apertada.

Não sei não, mas a líder do PT e alguns ministros bem que poderiam aproveitar o conselho de sua Majestade, o rei da Espanha, ao presidente da Venezuela.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails