"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sábado, novembro 03, 2007

Muita, tanta, tamanha, indignação

"Mentiram-me.

Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente.
Mentem de corpo e alma completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.

Mentem sobretudo impunemente.
Não mentem tristes,
alegremente mentem.
Mentem tão nacionalmente
que acho que mentindo história a fora
vão enganar a morte eternamente.

Mentem, mentem e calam
mas nas frases falam e desfilam de tal modo nuas
que mesmo o cego pode ver a verdade em trapos pelas ruas.
Sei que a verdade é difícil e para alguns é cara e escura,
mas não se chega à verdade pela mentira
nem à democracia pela ditadura.

Evidentemente crer que uma flor nasceu em Hiroshima
e em Auschwitz havia um circo permanentemente.

Mentem, mentem caricaturalmente,
mentem como a careca mente ao pente,
mentem como a dentadura mente ao dente
mentem como a carroça à besta em frente,
mentem como a doença ao doente,
mentem como o espelho transparente
mentem deslavadamente como nenhuma lavadeira mente ao ver a nódoa sobre o rio
mentem com a cara limpa e na mão o sangue quente,
mentem ardentemente como doente nos seus instantes de febre,
mentem fabulosamente como o caçador que quer passar gato por lebre
e nessa pilha de mentiras a caça é que caça o caçador
e assim cada qual mente indubitavelmente.

Mentem partidariamente,
mentem incrivelmente,
mentem tropicalmente,
mentem hereditariamente,
mentem, mentem e de tanto mentir tão bravamente
constróem um país de mentiras diariamente."


(Por Afonso Romano de Sant'Anna)

4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Por certo o poeta, referia-se aos políticos não?
Um abraço

Ana Maria disse...

Elvira,

Respondi seu comentário por e-mail, como pretendo fazer com todos os comentários que cairem por aqui, mas infelizmente ele me foi devolvido "com permamente erro", por isso, colo a minha resposta aqui mesmo.

Lá vai!

"Bom dia Elvira!

Eu creio que sim, creio que, inclusive, ele refira-se aos nossos atuais políticos. Ainda não fiz uma pesquisa na Internet sobre esse autor, mas tenho poemas bonitas dele que guardo desde há uns cinco anos.
Você me fez pensar sobre isso, vou procurar me inteirar sobre ele.
Obrigada e ótimo domingo!
Ana Maria"

Elvira Carvalho disse...

Ora cá estou. Então é assim, eu entrei com o email do perfil, e esse email não recebe correio de blogs. O email que está associado ao bog é elvirafcarvalho@gmail.com
que está também associado ao meu outro blog que é www.artdecorativa.blogspot.com
Por isso é que para os separar eu entro com o endereço de perfil.
Peço desculpa.
Boa semana
Um abraço

Eliana Gerânio Honório. disse...

Elvira, vamos fazer o "planejamento familiar acontecer"?

Vamos abraçar, agarrar essa causa.

Muito obrigada.
Eliana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails