"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sábado, março 21, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Eva Wilma

Eva Wilma, nascida Eva Wilma Riefle Buckup (São Paulo, 14 de dezembro 1933) é uma atriz brasileira.

Filha de alemães da Floresta Negra, seu pai era cantor lírico e sua mãe era pianista. Como todo europeu estimularam a sua filha para que fizesse educação artística. E ela estudou piano, canto, violão e balé.

Iniciou a carreira profissional como bailarina clássica. Dançou no balé do IV Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954. Conheceu o ator John Herbert no Teatro de Arena, e o acompanhou um dia à Companhia Vera Cruz para fazer um teste para o filme Ângela.

Reconhecida pelo público brasileiro como Eterna Dama da Teledramaturgia.

Passou pelas TV Tupi e TV Record de São Paulo, deste 1980 está na Rede Globo, onde é reconhecida pelos trabalhos que ao longo de sua vida artística tem sido aplaudida pelo público brasileiro e estrangeiro, vista em mais de 66 país pela suas brilhantes participações no Teatro, Cinema e Televisão.

Estrelou a peça Black-Out em 1967, no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo. Elenco composto por Gianfrancesco Guarnieri, Stênio Garcia, a estreante no palco Regina Duarte, Geraldo Del Rey ,Newton Prado e Ivan de Albuquerque. Com grande sucesso de público. Sendo indicada para o Prêmio Molière como melhor atriz de teatro.

Eva foi casada com os atores John Herbert, com quem teve dois filhos, chamados Vivian e John Jr. e com Carlos Zara, por 23 anos.

As personagens que mais marcaram sua carreira foram: Lili do seriado mais longo da televisão Alô Doçura(1954/1964), Laura,Sandra e Márcia de Prisioneiros de um Sonho (1964), Patrícia de Angústia de Amar (1967), Marcela e Roseli de O Amor tem Cara de Mulher (1967), Jandira de Meu Pé de Laranja Lima (1970), as gêmeas Ruth e Raquel de Mulheres de Areia (1ª versão - 1973), Jô Penteado de A Barba Azul (1974),Dinah de A Viagem(1975), Sônia de O Julgamento (1976), Maria Helena de O Direito de Nascer (1978), Rebeca de Plumas e Paêtes (1980) Márcia de Elas por Elas (1982), Francisca Moura Imperial de Tranças e Caretas (1984), Maura de Roda de Fogo (1987), Penélope de Sassaricando (1988), Hilda de Pedra Sobre Pedra (1992), Tereza de Pátria Minha (1994), Zuleica de História de Amor(1996), Marieta de O Rei do Gado(1997), Altiva de A Indomada (1997), Marta do seriado Mulher (1998/2000) e Rosa de Esperança (2002)

Eva Wilma foi reconhecida como Primeira Dama da Telenovela brasileira em 1973 quando fazia a novela Mulheres de areia, andes ela já tinha sido reconhecida como a doçura do povo brasileiro pela atuação em Alô Doçura seriado que teve duração de dez anos Guiness Book, por muitos anos fez par romântico com John Herbert e transformaram-se no casal principal da televisão até 1970.

Nos dois últimos meses de gravações de "Mulheres de Areia" (1973), sofreu um acidente de carro, derrapou por causa da chuva e entrou debaixo de um caminhão. Dos ferimentos um quase atinge o nervo chamado "trigêmeo" (o que seria irreversível), foi um corte no meio da bochecha, perto do olho direito.

Declaração da atriz sobre televisão: "Como vêem, sem ter abandonado nunca o exercício teatral e tendo feito 20 filmes e 2 filhos me dediquei sempre com muita "garra" e vontade a essa "máquina de fazer doidos" como dizia o nosso Stanislaw Ponte Preta. Essa grande janela para mundo!"

Fontes: estrelato; tecontei

estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails