"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sexta-feira, março 20, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Rosane Goffman

Rosane Goffman, atriz e diretora teatral Rosane Goffman, nasceu em 18 de outubro de 1957, no Rio de Janeiro.

Irmã da também atriz Betty Goffman, é dona da "Escola de Artes Cênicas Rosane Goffman".

Mãe de três filhos, Rosane Goffman iniciou-se na carreira artística em 1975 quando entrou para o Tablado. De lá, saiu para fazer sua primeira peça infantil.

Desde pequena, Rosane Goffman queria fazer teatro. Na escola, Rosane fazia os personagens e criava as peças.

Formada em Fonoaudiologia, Rosane Goffman começou a fazer o curso de Direito, mas parou por falta de tempo.

Durante muito tempo, Rosane Goffman só fez teatro. Só foi entrar para a televisão depois de oito anos de teatro. Durante cinco anos, fez parte de um grupo teatral chamado "Pessoal do Despertar", num momento muito rico do teatro no Rio de Janeiro. Era um grupo dirigido por Paulo Reis e formado por ela, Maria Padilha, Miguel Falabella, Daniel Dantas, Fábio Junqueira e Zezé Polessa. Dentre outras peças, nesse grupo teatral Rosane Goffman fez "Despertar da Primavera" e "Delito Carnal".

Por sua atuação na peça "Parabéns Pra Você", Rosane Goffman ganhou o prêmio Mambembe de melhor atriz, em 1981. Era uma peça infantil, dirigida por Ariel Coelho, onde ela fazia o papel da mãe do cantor Cazuza que estreou, logo depois, com o grupo musical Barão Vermelho. Na peça, também estavam Bebel Gilberto, Alice de Andrade, que é filha do Joaquim Pedro de Andrade, Carla Camurati e o próprio Ariel Coelho.

Na época do prêmio Mambembe por sua atuação em "Parabéns Pra Você", Rosane Goffman estava com 19 anos e tinha acabado de ter seu primeiro filho. Na época, o Mambembe era feito pelo MEC e não tinha dinheiro. Então, não teve entrega do prêmio, foi o único ano que não teve entrega do prêmio. Ela recebeu em casa o troféu.

Rosane Goffman começou a dar aulas de teatro quase ao mesmo tempo em que começou a carreira de atriz, por volta de 1980. Em sua escola, Rosane Goffman deu aulas para Cláudia Rodrigues, Daniela Faria, Dado Dolabella, Alexandre Barilari, dentre outros.

Na TV, Rosane Goffman afirma ter gostado muito de fazer o personagem Cinira na novela "Tieta", de 1989. Era um personagem rico, consistente e engraçado. No teatro, Rosane recorda o seu personagem em "O Despertar da Primavera" em que ela fazia vários personagens.

Rosane Goffman considera que foi um marco no teatro brasileiro a peça "Somos Irmãs", sobre a vida da Linda e da Dircinha Batista, onde eu fez um personagem pequeno, que era a mãe das duas quando elas eram jovens.

A atriz foi a coordenadora do curso de formação de ator na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

A primeira novela de Rosane Goffman foi "Louco Amor", de Gilberto Braga, em 1983. Com o mesmo autor, Rosane Goffman trabalhou, ainda, em "Corpo a Corpo" (1984), "Anos Dourados" (1986) e "Vale Tudo" (1988).

Atuou, ainda, nas novelas " O Outro" (1987), "Tieta" (1989), "Por Amor", "História de Amor" (1995), "Fera Ferida" (1993), "Pedra Sobre Pedra" (1992), "Brida" (1998), "Um Anjo Caiu do Céu" (2001), "O Beijo do Vampiro" (2002), "Chocolate com Pimenta" (2003), "Começar de Novo" (2004) e "Alma Gêmea" (2005).

Seus personagens mais famosos foram a Cinira de "Tieta" e a Tadinha de "Por Amor".

Em 2007, Rosane Goffman participou da novela "Sete Pecados" e, em 2008, esteve no teatro com a peça "Toc Toc".

Ainda em 2008, a atriz participou de um dos episódios do seriado "Casos e Acasos" (Globo) e, no teatro, estreou o monólogo "Amor Perfeito".

Rosane Goffman volta às novelas em 2009, integrando o elenco de "Caminho das Índias", na Globo.

Fonte: ondeanda

Para conhecer blog da atriz


estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails