"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

segunda-feira, março 16, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Glória Pires

Glória Pires, nascida Glória Maria Cláudia Pires de Moraes (Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1963) é uma consagrada e respeitada atriz brasileira, exclusivamente da Rede Globo.

Filha de Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires, tem uma irmã chamada Linda Pires. Estreou na televisão com apenas cinco anos de idade, em 1969, na telenovela A Pequena Órfã, da TV Excelsior. Depois, em 1972 trabalhou ao lado do pai e do humorista Chico Anysio em Chico City, ainda em preto e branco. Na época "namorava" o filho de Chico, Anizinho (Nizo Neto). "Estourou" como atriz em 1978, na telenovela Dancin' Days, de Gilberto Braga. Casou-se com o ator e cantor Fábio Jr, com quem teve uma filha, Cléo Pires, que hoje também é atriz. Atualmente é casada com o músico Orlando Morais, com quem tem três filhos, Antonia (1992), Ana (2000) e Bento (2004).

Considerada a "Dama das Novelas", Glória Pires fez o seu primeiro papel marcante na novela Dancin' Days, em 1978 como Marisa, a filha rebelde da protagonista Julia (Sônia Braga). Outra participação memorável foi em Vale Tudo, que é considerada por muitos como a melhor novela das 21h do Brasil, por mostrar o Brasil de forma tão realista. Na novela, Glória Pires destacou-se como a terrível vilã Maria de Fátima e levou o título também da filha mais ingrata da TV.

Em 1993, Glória Pires deu vida às gêmeas Ruth e Raquel, em Mulheres de Areia. Pela atuação na novela, ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor atriz do ano de 1993 além do Troféu Imprensa de Melhor Atriz de 1993. Tem contrato com a Rede Globo até 2014. Em 2007, recebeu o Prêmio Mário Lago, na homenagem dos Melhores do Ano, no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo de Televisão.

Em 2008, decidiu dedicar-se à família, e junto com Antonia, Ana e Bento, além do marido, o músico Orlando Morais, vai passar um ano em Paris, na França, fazendo atividades rotineiras domésticas, as quais ela não consegue fazer quando está no Brasil. Também no mesmo ano, filma, ao lado de Tony Ramos, a continuação do sucesso "Se Eu Fosse Você", novamente com direção de Daniel Filho. No mesmo ano, atriz atua no longa "É proibido fumar", de Anna Muylaert, onde interpreta uma professora de violão viciada em cigarros. No filme, faz par romântico com Paulo Miklos.

Em comemoração aos 40 anos de sua carreira, Gloria Pires vai lançar sua biografia. Escrito por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, "40 Anos de Gloria" terá depoimentos de amigos e companheiros de profissão da atriz, como Gilberto Braga, Daniel Filho e Chico Anysio.

A biografia mostrará ainda os bastidores dos trabalhos dela, destacando as 20 novelas que ela fez na TV Globo. Entre eles, sucessos como “Vale tudo”, “Mulheres de areia”, “Dancin' Days”, “Água viva” e “Anjo mau”, além de minisséries premiadas como “O tempo e o vento” e “Memorial de Maria Moura”. No cinema, Gloria atuou em 13 filmes. Atualmente, ela trabalha nas filmagens do longa sobre a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fontes: Wikipédia, gloriapires

estrela dourada

Glória Pires tem um lindo e melodioso site oficial, (nada como encontrar o verdadeiro amor) , onde a sua única imperfeição (ter se casado com o cafajeste Fábio Jr.), aparece apenas como mínima menção ao fato de ele lhe ter gerado uma filha, e ainda assim, fato apenas insinuado.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails