"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sexta-feira, março 13, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Ida Gomes

Ida Gomes, nascida Ida Szafran (Kraśnik, Polônia, 25 de setembro de 1923 — Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2009) foi uma atriz e dubladora, atuando principalmente em telenovelas. Apesar de judia, Ida foi uma das atrizes mais escaladas para viver freiras na TV.

Em entrevista a Jô Soares em seu Programa do Jô, em 2001, Ida declarou, brincando, quando o apresentador lhe fez uma pergunta sobre as suas freiras na televisão: "Eu sou judia, mas sempre me chamam para fazer a irmã de caridade, a madre superiora. A Globo tentou me converter mas não conseguiu."

Seu trabalho mais recente foi na primeira fase da minissérie JK, na qual era a Irmã Maria - uma freira francesa radicada em Minas Gerais que ajudava o médico Juscelino Kubitschek (então Wagner Moura) a cuidar dos feridos na batalha militar entre os Estados de Minas e São Paulo.

Era irmã do ator Felipe Wagner e tia da atriz Débora Olivieri e do músico Daniel Szafran.

Apesar de diversas fontes indicarem que ela nasceu em 1933, outras afirmam que ela faleceu aos 85 anos de idade. A própria Ida Gomes declarou à Revista Caras ter completado 85 anos em setembro de 2008.

Ida Gomes foi criada até os 13 anos na França. Seu nome de registro é Ida Szafran. Depois da França ,esteve na Inglaterra e a seguir, veio para o Brasil.Começou sua carreira artística em rádio. Fazia radio teatro. Esteve em várias emissoras do Rio de Janeiro. Trabalhou na Rádio Nacional, Rádio Educadora e Rádio Tupi. E nisso se passaram 20 anos.

Ida Gomes entrou na televisão em 1951, na Televisão Tupi do Rio de Janeiro, que em verdade começou a existir em 51. Ida Gomes foi chamada para fazer parte do grupo que fazia o "Grande Teatro Tupi", e que era dirigido por Sérgio Britto. Ela também participava do programa:"Câmara Um", dirigido e organizado por Jacy Campos.Depois Ida participou da novela:"O Morro Dos Ventos Uivantes"e"A Canção De Bernadete".

Em 1966, rescindiu seu contrato com a Tupi e passou para a Rede Globo, recém fundada. Fez em 67:"A Rainha Louca".Em 68, fez:"A Gata de Vison".Em 69:"A Última Valsa".E ainda:"A Ponte Dos Suspiros".Depois fez:"Véu de Noiva". Depois:"Verão Vermelho". Em 73 , Ida participou da primeira novela em cores do Brasil, que foi: "O Bem-Amado". Em 1970 , ela já havia feito:"Pigmaleão 70". Depois:"A próxima Atração", "Selva de Pedra", em 72. Fogo sobre Terra", em 74. "Helena", em 75 e " Senhora", no mesmo ano. "O Grito", em 76. "O Astro",em 77. "De Quina pra Lua", em 85. "Hipertensão", em 86 . "Gente Fina", em 90."De Corpo e Alma",em 92. "Cara e Coroa", em 95. "Era Uma Vez..."em 98. "A Padroeira", em 2001. "Desejos de Mulher", em 2002. "Da Cor do Pecado", em 2004 e "A Lua Me Disse"em 2005.

Ida Gomes também participou de várias minisséries. Fez:"Memórias de Um Gigolô", em 86. "República", em 89. "JK", em 2006. Participou ainda de episódios de:"Caso Verdade"; "Delegacia de Mulheres"."Malhação","Os Normais"; "A Diarista"; "Sob Nova Direção".

Ida Gomes também fez cinema e teatro. No cinema fez os filmes: "A Penúltima Donzela"; "Copacabana". Fez várias peças de teatro.E fundou o Teatro Israelita de Comédia, com o objetivo de difundir a dramaturgia de autores judeus.

estrela dourada

Fontes: museudatv, Wikipédia

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sou um amigo Nacionalista,
O seu blog é muito lindo amiga...
Eu tb não não assisto big brother(merda) Brasil...
Tchauu...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails