"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

quarta-feira, março 25, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Regina Duarte

Regina Duarte, nascida Regina Blois Duarte (Franca-SP, 5 de fevereiro de 1947) é uma atriz brasileira.

Passou a infância e parte da sua vida na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, com os pais (Dulce Blois e Jesus Duarte) e os quatro irmãos (Flávio, Cláudio, Teresa e Lúcia).

Em 1964 apareceu em cartazes para uma campanha de sorvetes. Em seguida, fez anúncio para a televisão de uma marca de refrigeradores.

Estreou na televisão em 1965, na Excelsior, atuando na telenovela A Deusa Vencida. Passou para a Globo em 1969, quando estrelou Véu de Noiva.

Ganhou a alcunha de Namoradinha do Brasil quando fez a telenovela Minha doce namorada, em 1971, na TV Globo. Em seguida recebeu o convite para participar da montagem brasileira da peça Hair, mas não aceitou o papel porque não ficaria nua no palco, em sendo a Namoradinha do Brasil. Essa imagem só seria esmaecida aos poucos. Começou com a atuação na telenovela Nina, em 1977, consolidando-se de vez o fim da imagem de Namoradinha do Brasil com o seriado Malu mulher, de 1979, e que mostrava uma mulher independente, levando diversos grupos conservadores a protestarem.

Regina Duarte participou de vários programas históricos da televisão brasileira, desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) até o final da década de 1980, onde a televisão brasileira era marcada pelo sucesso dos espetáculos transmitidos que apresentavam os novos talentos da MPB, registravam índices recordes audiência.

Um desses momentos marcantes da televisão foi Mulher 80, na (Rede Globo). O programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas na MPB, com Gal Costa, Maria Bethânia, Zezé Motta, Elis Regina, Joanna, Rita Lee, Marina Lima, Simone e as participações especiais de Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizavam o seriado Malu Mulher à época.

Destacou-se no teatro vivendo Segismundo no espetáculo A Vida É Sonho, de Calderón de la Barca. Viveu a mendiga Zil no especial Retrato de Mulher, com texto de Noemi Marinho, que foi o primeiro programa da televisão brasileira a ser todo rodado em película.

Regina Duarte é simpatizante do PSDB e já apoiou vários candidatos tucanos em eleições presidenciais e estaduais. Em 2002, Regina envolveu-se em polêmica durante a campanha presidencial, ao apoiar, ao lado de Raul Cortez, o candidato José Serra, afirmando ter medo do que o adversário, Lula, faria na presidência caso fosse vitorioso.

Pode ser visto no YouTube sob o titulo "Regina Duarte com medo de Lula"

A atriz Regina Duarte foi casada com Marcos Flávio, Daniel Filho, Del Rangel , dos quais se separou. No presente está casada com Eduardo Lippincott. Ela tem 3 filhos e em 2006 tornou-se avó. Sua carreira de eterno sucesso, foi marcada por vários prêmios, entre os quais: Em 61: Prêmio Governador do Estado; em 63 : Prêmio do Festival do Teatro Amador; em 65: Prêmio Governador do Estado; em 67: Prêmio Roquete Pinto; em 68,74 e 86 : Prêmio Imprensa; em Cuba, em 1984:Prêmio Girassol, como Atriz Mais Popular; em 97: Troféu Contigo; em 2006-Personalidade Cultural, da Revista Isto É , e um dos seus colegas de profissão, o Prêmio Pró-TV, pelo conjunto de sua obra.

Fontes: Wikipédia; museudatv

estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails