"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

domingo, março 22, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Marieta Severo

Marieta Severo, nascida Marieta da Paixão Severo da Costa (Rio de Janeiro, 2 de novembro de 1946) é uma atriz brasileira. Estreou no teatro com a peça Feitiço de Salem em 1965, ao mesmo tempo que protagonizava na televisão a telenovela O Sheik de Agadir, e, no cinema, a comédia Society em Baby-Doll. Foi casada com o compositor Chico Buarque, com quem teve três filhas (Sílvia, Helena e Luísa). Uma delas, Sílvia, seguiu a mesma carreira da mãe.

Filha de um desembargador, Marieta Severo iniciou-se no teatro em 1965 com as Feiticeiras de Salém. Em 1968, participou do musical Roda Viva, que criticava abertamente o regime militar, e entrou na mira dos agentes de segurança nacional.

À época dos anos de chumbo, acompanhando o marido no lançamento de um álbum em Roma, e grávida de Sílvia, Marieta recebeu notícias de como andava a situação no Brasil e foi aconselhada a não retornar; passou alguns anos neste "auto-exílio" em Roma.

De volta ao Brasil, ganhou o o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado de 1986 pelo conjunto de trabalhos: O Homem da Capa Preta, de Sérgio Rezende, Com licença, eu vou à luta (1985), de Lui Farias e Sonho sem Fim (1985), de Lauro Escorel Filho. Anteriormente atuou em filmes como Chuvas de Verão (1978), de Cacá Diegues.

Foi protagonista de "Carlota Joaquina, princesa do Brazil", dirigido por Carla Camurati, um marco da retomada do cinema nacional de qualidade.

No filme "As três Marias" faz uma mulher forte que tem seu marido e dois filhos brutalmente assassinados. Ela convoca então as três filhas para cada uma delas procurar um matador e vingar o pai.

No filme, "Cazuza - O Tempo Não Pára" interpretou Lucinha Araújo, mãe de Cazuza.

No teatro, a peça "A Dona da História" fez muito sucesso, e Marieta viajou por várias cidades brasileiras. O sucesso transformou a obra em filme também contracenado pela atriz.

No teatro, com mais de 40 anos de palco, foi premiada duas vezes com os prêmios Mambembe e Molière e uma vez com o Prêmio Shell.

Demorou a se firmar como intérprete de televisão. Seu primeiro sucesso foi como a "princesa-assassina" de "O Sheik de Agadir"; mas só se consagraria no meio televisivo a partir dos anos 1980, vivendo personagens marcantes como a perigosa e ambiciosa Catarina de "Vereda Tropical" Rede Globo, de 1984/1985, de Carlos Lombardi; a nobre Madeleine de "Que Rei Sou Eu?", também Rede Globo, de 1989, de Cassiano Gabus Mendes); a perversa Elvira de Deus nos Acuda, da Rede Globo, de 1992/1993, de Sílvio de Abreu; e a simpática e sofisticada Alma, de Laços de Família, também da Rede Globo, de 2000/2001, de Manoel Carlos).

De 2001 até os dias atuais, Marieta trabalha no seriado "A Grande Família", exibido às quintas-feiras pela Rede Globo, no qual interpreta brilhantemente a dona-de-casa Dona Nenê, ao lado de Marco Nanini.

Marieta é reconhecida pela crítica como uma das mais competentes atrizes em todos os segmentos de atuação: o palco, o cinema e a TV.

Fonte: Wikipedia

estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails