"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

quinta-feira, março 26, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Zilka Sallaberry

Zilka Sallaberry, (Rio de Janeiro, 31 de maio de 1917 - Rio de Janeiro, 11 de março de 2005) foi uma atriz brasileira.

Obteve grande sucesso com personagens inesquecíveis de novelas como a Sinhana de Irmãos Coragem, Donana Medrado de O Bem Amado e a Dona Benta do Sítio do Pica-Pau Amarelo, personagem que mais marcaria sua carreira. Devido a sua atuação neste seriado infantil, Zilka passou a fazer parte da infância de várias gerações de brasileiros, sendo sempre reconhecida pelo público como a Vovó Benta.

De família de artistas, era filha da atriz e radialista Luiza Nazareth e irmã das atrizes Alair Nazareth e Lourdes Mayer. Foi casada com o ator Mario Sallaberry.

Formada em Economia, exerceu a profissão por quatro dias. Após seu casamento com Mario Sallaberry, que era ator, foi ela para o teatro, adotando o sobrenome Salaberry. Estreou no Teatro Municipal de Niterói, com um pequenino papel. E gostou e se emocionou muito. Ingressou depois para a Companhia de Procópio Ferreira; a seguir na Companhia de Dulcina de Moraes. Seus papéis foram melhorando, fazendo peças maravilhosas e diversificadas, mas sempre mais comédias do que dramas. Trabalhou também com Alda Garrido e com Dercy Gonçalves.

Estreou como atriz profissional no filme Cidade-mulher (1936), de Humberto Mauro. Transgressora dos costumes, foi a primeira a tirar a roupa em uma peça de teatro, em 1950 na peça A Copa do mundo. Quando ela tirava o maiô, as luzes se apagavam.

Na televisão, estreou em 1956, na extinta TV Tupi do Rio de Janeiro, no programa Câmera Um. No ano seguinte atuou na telenovela A canção de Bernadete.

Durante dez anos participou do Teatrinho Trol, programa que adaptava contos infantis, à Zilka cabia sempre o papel de bruxa.

Depois de passar pela TV Rio e voltar a TV Tupi, Zilka chegou a TV Globo em 1967, estreando na novela A Rainha Louca. Nesta emissora realizou seus trabalhos mais importantes, como Irmãos Coragem, O Bem-amado, O Casarão, Que rei sou eu?, O Primo Basílio e Vale Tudo.

Seu último papel na TV foi em Esperança (2002), de Benedito Ruy Barbosa, ano em que também atuou no filme Xuxa e os Duendes 2.

Mesmo tendo trabalhado em tantas outras produções depois de ter feito Dona Benta, continuou sendo conhecida pelo personagem inesquecível de Monteiro Lobato, Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, sua avó e grande mestra na geografia. Ela esteve presente em todos os episódios dos onze anos que durou a primeira versão da série infantil. Em seus últimos anos de vida, se locomovia em uma cadeira de rodas. Após internada por três semanas sofrendo de infecção urinária, insuficiência renal e desidratação, morreu aos 87 anos

Era uma das mais queridas atrizes brasileiras.

Fontes: Wikipédia; colegioweb

estrela dourada


Nossa maravilhosa avó

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails