"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sexta-feira, março 27, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Suely Franco

Suely Franco, cujo nome verdadeiro é Suely Franco Mendes nasceu no Rio de Janeiro em 1939, é uma atriz brasileira Subiu no palco aos 5 anos, numa audição de piano. Aos sete, fez rádio-teatro infantil. Com 14 anos, começou a fazer teatro amador na Igreja em Olaria e nunca mais parou.

A atriz iniciou sua carreira, no final da década de 1950, como garota propaganda na TV Tupi e logo passou a participar dos teleteatros da emissora.

Em 1960, foi levada pela falecida atriz Zilka Sallabery para o Teatro dos Sete. Na companhia de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, Suely estreou no papel de Dália, na montagem original de “Beijo no Asfalto”(1961), de Nelson Rodrigues. O espetáculo marcou um começo promissor para Suely. Nos inúmeros trabalhos realizados a seguir, a atriz mostrou ter especial talento para a comédia e para o teatro musicado, revelados inicialmente em suas atuações em “Patinho Torto”, “Os Fantástikos”, e “Onde Canta o Sabiá”, entre outras.

Nos quase 50 anos de carreira, Suely Franco continua marcando presença constante no teatro. Nas mais de 70 peças em que atuou, foi dirigida por nomes como Bibi Ferreira, Flávio Rangel, Gianni Ratto, Sergio Britto, Ney Matogrosso, Cininha de Paula, Ary Fontoura, Wolf Maia, Ítalo Rossi, entre outros.

Em sua trajetória foi coroada com vários prêmios, como os que ganhou por suas atuações nas peças “A Capital Federal”, “O Mágico de Oz” e “Somos Todas Irmãs”. Seu trabalho mais recente é no espetáculo "Outono e Inverno", onde atua ao lado de Sérgio Brito.

Fiel ao teatro, Suely Franco nunca deixou de trabalhar também na televisão. Além da Tupi, a atriz passou pelas Manchete, TV Rio, Record, Bandeirantes, e Globo, onde, em 2006, participou do infantil “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, no papel de Dona Benta. São vários seus trabalhos de sucesso na TV como nas novelas "O Espigão", "Cuca Legal", “Estúpido Cupido”, “Guerra dos Sexos”, “Baila Comigo”, "O Cravo e a Rosa", “Sabor da Paixão”, entre outras.

A atriz também esteve presente em alguns filmes brasileiros. "Querido Estranho" (2002), “Cristina Quer Casar” (2003), “Redentor” (2004), e “Acredite, um Espírito Baixou em Mim” (2006), são alguns dos títulos recentes com participação de Suely.

Em 2007, Suely está no elenco da novela "Sete Pecados", de Walcyr Carrasco.

Em 2008, a atriz comemora seus 50 anos de carreira nos palcos, com a peça “O Homem Célebre” e participa da novela "A Favorita", da Rede Globo.

Fonte: ondeanda

estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails