"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

terça-feira, março 24, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Nathalia Timberg

Nathalia Timberg, nascida em 5 de agosto de 1929 na cidade do Rio de Janeiro, Nathalia Timberg é hoje um ícone da Dramaturgia Brasileira. Em 2004 completou 50 anos de Teatro profissional e, em 2006, 50 anos de televisão.

Teve seus primeiros contatos como atriz no Teatro Universitário com as peças ‘O Pai’, ‘A Dama da Madrugada’ e ‘Quebranto’. Em 1948, interpretou Pelegrina, que simbolizava a morte, na peça ‘A Dama da Madrugada’, e acabou ganhando um prêmio do governo francês. Tinha 21 anos e, com a bolsa, foi a Paris estudar interpretação, onde ficou entre 1951 e 1954. Cursou Arte Dramática com Jean-Louis Barrault, Etienne Decroux, Jacqueline Levant e Tania Balachova.

Na volta ao Brasil, optou de vez pelo teatro. Entrou para o elenco da Companhia Dramática Nacional e estreou, profissionalmente, em 1954, protagonizando a ‘Senhora dos Afogados’, de Nelson Rodrigues, no Teatro Municipal, sob a direção de Bibi Ferreira. Em 1956, mudou-se para São Paulo e ingressou no Teatro Brasileira de Comédia (TBC) onde permaneceu durante 6 anos atuando em peças como em ‘A Casa de Chá do Luar de Agosto’, ‘Um Panorama Visto da Ponte’, ‘Pedreira das Almas’e ‘O Pagador de Promessas’, entre outras. Em 1964 entrou para Companhia Dulcina-Odilon, onde recebeu o Prêmio Molière por sua atuação na peça ‘Meu Querido Mentiroso’.Em 1970 criou, ao lado do marido Sylvan Paezzo, um teatro popular chamado O Circo do Povo. Em 1980, afastou-se por quase um ano das atividades artísticas por conta de uma fratura de coluna. Recuperada, associou-se a Wolf Maya, na Virgo Produções Artísticas, voltando à ativa em inúmeros espetáculos, entre eles o solo "Paixão". Atuou também em diversas peças do Teatro dos Quatro, Em 1997, atuou com atriz convidada do grupo TAPA no espetáculo " No fundo do Lado Escuro". Alguns de seus trabalhos mais recentes no teatro são os espetáculos ‘Letti e Lotte’, ‘Conduzindo Miss Daisy’(2001), ‘A Importância de Ser Fiel’(2002) ,‘Melanie Klein’(2003/04) e ‘Off’(2005) .

Estreou na TV ainda da década de 50. Participou de muitos programas do ciclo Grande Teatro Tupi, com Sergio Britto e Fernanda Montenegro. Integrou o elenco de diversos teleteatros e telenovelas, com personagens de destaque. Alguns dos trabalhos de Nathália são considerados clássicos da teledramaturgia , como a primeira versão brasileira de ‘O Direito de Nascer’, ‘A Rainha Louca’, a versão do romance ‘A Muralha’ escrita por Ivani Ribeiro para a extinta TV Excelsior, ‘Elas por Elas’, ‘Vale Tudo’, ‘Pantanal’, ‘O Dono do Mundo’, ’ e ‘Páginas da Vida’ (Globo), entre outros. Em 2006 esteve no elenco da minissérie ‘JK’.

Nathália Timberg participou de poucos filmes, mas é marca de talento sempre. Em seu primeiro filme já mostrava que vinha para ficar com seu papel de destaque em ‘Viagem ao Seios de Duília’, em 1964. Com atuações esporádicas no cinema, sua filmografia conta com cerca de dez títulos como ‘O Homem Que Comprou o Mundo’ (1968), ‘Dedé Mamata’ (1988), ‘Contos de Lygia’ (1998) e ‘Condenado à Liberdade’ (2001).

A atriz é detentora de prêmios como Molière, Saci, Associação de Críticos Teatrais, Governador do Estado de São Paulo e Mambembe, além de outros relacionados a sua atuação na TV.

Em 2007, se apresenta no teatro com o espetáculo "A Graça da Vida".

Volta à televisão em 2008 para participar da minissérie "Queridos Amigos", de Maria Adelaide Amaral, da Rede Globo.

Em 2008, Nathália Timberg está no elenco da novela "Negócio da China", de Miguel Falabella.

Fonte: Multiplay

estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails