"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

sexta-feira, março 27, 2009

Operações da PF em 2009

TOTAL DE OPERAÇÕES: 39

Fonte: Jornaleiro - EXTRA

Resumo das Operações - 2009

Visconde

A Polícia Federal deflagrou nos dias 07, 08 e 09 de janeiro, na capital e grande São Paulo, a Operação Visconde com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no fabrico e comercialização ilegal de armas de fogo e munições. As ações resultaram na apreensão de fuzis, submetralhadoras, carabinas, pistolas e revólveres, além de centenas de munições e peças para fabricação de armamento. Os policiais realizaram ainda a prisão em flagrante de 4 indivíduos.

Abrantes

No dia 14 de janeiro, a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Federal Suíça e a Polícia do Cantão do Ticino, em Lugano, realizou a Operação Abrantes, com objetivo de reprimir o tráfico internacional de pessoas. Foram presas 6 pessoas (5 no estado de Goiás e uma na Suíça) que integravam uma quadrilha que promovia o aliciamento de mulheres brasileiras para o tráfico internacional, com destino à Suíça.

Alfa

Na manhã do dia 19 de janeiro, a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e Justiça Federal, deflagrou a Operação Alfa, com o objetivo de desmantelar quatro organizações criminosas, voltadas para o tráfico internacional de drogas, notadamente a cocaína de origem boliviana.

Top Gun

Na manhã do dia 27 de janeiro, a Polícia Federal cumpre 14 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão na Zona Sul do Rio Grande do Sul. A Operação Top Gun tem por objetivo desarticular uma organização criminosa que distribuía cocaína na região, principalmente, nas cidades de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí. A quadrilha também atuava no roubo, furto e clonagem de veículos, bem como, em roubos e furtos a estabelecimentos comerciais e agências bancárias. Ainda há indícios de que atuava no tráfico de armas.

Harpia

No dia 29 de janeiro, a Polícia Federal realizou duas prisões e cumpriu sete mandados de busca e apreensão na Operação Harpia no município de Cocal/PI, região norte do estado. Os presos são o ex-prefeito do município e seu assessor. A ação é resultado de apuração sobre desvio de verbas públicas da área de educação. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Vôo Livre

A Polícia Federal realizou, no dia 1º de fevereiro, a Operação Vôo Livre que encerrou as atividades de um grupo de pessoas que promovia rinhas de canários em Fortaleza.

São José

No dia 4 de fevereiro, foi deflagrada a Operação São José que visa desmantelar uma quadrilha que remetia cocaína a partir de Foz do Iguaçu para a região de Curitiba valendo-se, geralmente, de automóveis para ocultar e transportar a droga.

Espantalho

A Delegacia de Policia Federal em Porto Seguro, na Bahia, em conjunto com o INSS deflagrou, na manhã do dia 4 de fevereiro, a Operação Espantalho nas cidades de Alcobaça e Caravelas, no extremo sul da Bahia, com o objetivo de combater fraudes previdenciárias praticadas contra o INSS.

Própolis

A Polícia Federal desencadeou, na manhã do dia 5 de fevereiro, na cidade de Picos/PI, a “Operação Própolis”, ocasião em que foram cumpridos 05 mandado de prisão, objetivando desarticular o tráfico de entorpecente na cidade de Picos e microrregião.

Aquário

A Polícia Federal realizou, no dia 6 de fevereiro, a Operação Aquário, para combater a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de entorpecentes. A ação visa desarticular uma quadrilha de traficantes colombianos, com fortes indícios de ligação com o cartel de Juan Carlos Ramirez Abadia.

Excalibur

A Polícia Federal desencadeou, no dia 11 de fevereiro, a denominada “Operação EXCALIBUR”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha formada por empresários, advogados, contadores e “laranjas”, voltada para a prática dos crimes de sonegação fiscal, contra a ordem tributária, fraude à execução, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Nocaute e Trilha Albis

A Polícia Federal realizou as operações Nocaute e Trilha Albis, no dia 11 de fevereiro,para prender mais de 70 pessoas por tráfico de drogas sintéticas. A maioria das prisões será no Rio de Janeiro. Haverá prisões também em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Pernambuco.

Catingueira

A Polícia Federal iniciou na terça-feira, 10 de fevereiro, em Salgueiro/PE, a Operação “Catingueira” que visa erradicar plantações de maconha às margens do Rio São Francisco entre os estados da Bahia e Pernambuco.

Fragata

Na manhã de 12 de fevereiro, a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar do Paraná desencadeou a OPERAÇÃO FRAGATA para cumprir 14 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão. A ação visa desarticular uma organização criminosa voltada para práticas de furto, roubo, corrupção ativa, contrabando e descaminho, tentativa de homicídio bem como associação para o tráfico internacional de entorpecentes na região da Tríplice Fronteira.

Capela

A Polícia Federal iniciou, no dia 18 de fevereiro, a Operação Capela, com objetivo de desmantelar um grupo criminoso que comercializava drogas na região sul de Minas Gerais.

Grau Zero

A Polícia Federal, a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE) e o GEDEC, órgão do Ministério Público do Estado de São Paulo, deflagraram no dia 17 de fevereiro, a Operação Grau Zero, com o objetivo de apreender evidências relativas a cartel de compressores herméticos para refrigeração. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão de documentos nos Estados de São Paulo e Santa Catarina. A operação contou com a participação de mais de sessenta pessoas, entre delegados e agentes da Polícia Federal, técnicos da SDE e promotores estaduais.

Queixada

No dia 18 de fevereiro, no Município de Mirandiba, no Sertão Central de Pernambuco, foi deflagrada a Operação Queixada na qual foram cumpridos 23 Mandados de Busca e Apreensão expedido pelo Juiz daquela comarca, que resultaram na apreensão de cinco armas de fogo, duas armas brancas, três prisões, pequena quantidade de maconha, cartões do bolsa família e um documento de veículo que eram retidos como garantia para o pagamento de dívidas, configurando o crime de usura (agiotagem).

Silêncio

A Operação Silêncio da Delegacia de Polícia Federal em Campinas, neste mês de fevereiro, deu cumprimento a 31 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, que resultaram na interrupção da transmissão de emissoras clandestinas nos municípios de Campinas, Indaiatuba, São João da Boa Vista, Capivari, Várzea Paulista, Vinhedo, Campo Limpo Paulista e, inclusive, de uma rádio que operava ilegalmente no interior da UNICAMP.

Nova Aliança II

A Polícia Federal brasileira e Secretaria Nacional Anti-drogas do Paraguai encerraram , dia 19 de fevereiro, a Operação Nova Aliança II com um saldo de 1,8 milhão de pés de maconha destruídos, cultivados em 187 hectares. A operação, que durou sete dias, é fruto de um convênio internacional celebrado há 13 anos entre o Brasil e o Paraguai para o combate ao tráfico de drogas e ocorre, principalmente, em regiões próximas a fronteira, do lado paraguaio.

Líquido Bom

Policiais federais da Delegacia de Niterói realizaram, no dia 19 de fevereiro, em conjunto com fiscais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), mais uma etapa da Operação Líquido Bom, iniciada no ano passado. A diligência ocorreu no Município de Araruama e resultou na interdição do Auto Posto Formula Truck de Araruama, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 87, Bairro Coqueiral.

Etanol

A Polícia Federal realizou, no dia 27 de fevereiro, a Operação Etanol, com o objetivo de reprimir o roubo de cargas na região do município de Santa Helena de Goiás.

Uauiara

A Polícia Federal desencadeou, na manhã do dia 27 de fevereiro, a Operação Uauiara, com objetivo de combater a pesca ilegal no período da piracema, na terra indígena Umutima.

Pedra de Fogo

A Polícia Federal desencadeou, no dia 3, a Operação Pedra de Fogo para prender envolvidos com o tráfico de drogas. Até o momento foram presas cinco pessoas e cumpridos mandados de busca e apreensão.

Exérese

A Polícia Federal desencadeou, no dia 4, a Operação Exérese para desmontar um esquema de fraudes de licitações na Secretaria de Educação do Amapá. Foram presas 10 pessoas e cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Entre os presos está um influente empresário de Macapá e um servidor da Secretaria de Educação.

Rapina III

A Polícia Federal deflagrou, no dia 05 de março, a Operação “Rapina III”, com o objetivo de desarticular mais uma quadrilha especializada em desviar verbas públicas no estado do Maranhão.

Cotrape

A Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal no RS desencadeou, no início da tarde do dia 09 de março, a Operação Cotrape, de combate ao tráfico interestadual de pessoas.

Carga Pesada

A PF em São Paulo deflagrou, na manhã do dia 10 de março, a Operação Carga Pesada contra o tráfico internacional de entorpecentes, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Oxóssi

Operação Oxóssi iniciada em 11 de março, pela Polícia Federal, desmantela organização criminosa internacional que traficava animais silvestres para o exterior e para o comércio em feiras no Rio de Janeiro.

Calcanhar de Aquiles

A Polícia Federal deflagrou, na manhã do dia 11 de março, a Operação Calcanhar de Aquiles a fim de cumprir mandados de prisão temporária de suspeitos de ter participado do assalto ao Porto Seco de Jaguarão, em 2002, considerado o maior roubo de cargas da história do Rio Grande do Sul. Tal assalto foi denominado, em reportagens da época, como Operação Cavalo de Tróia, pela forma extremamente organizada com que os assaltantes teriam colocado pessoas dentro do Porto Seco, fazendo-se passar por caminhoneiros, para descobrir a rotina do local e propiciar o roubo.

Atalaia

A PF deflagrou, na manhã do dia 13 de março, a Operação Atalaia que visava desmantelar organização criminosa que enviava drogas para estados nordestinos, prendendo 28 pessoas e aprendendo 93kg de drogas.

Êxodo-7

A Polícia Federal, com apoio da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS/PE), deflagrou, na manhã do dia 17 de março, a Operação “Êxodo-7” que têm por objetivo desarticular uma organização criminosa composta por traficantes, vigilantes, assaltantes, detentos do Sistema Prisional e policiais civis e militares.

Satélite

A Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira, dia 18 de março, a Operação “Satélite” que visa interromper o uso ilícito de satélites militares americanos para comunicação a partir de pontos do território nacional. A investigação contou com a participação da ANATEL que ratificou as coordenadas geográficas dos pontos indicados pelo Departamento de Defesa Americana, controlador dos satélites FLEETSAT-8 e UFO.O sistema utilizado é resultado da fabricação caseira de transceptores e antenas que trabalham na freqüência e direção dos indigitados Satélites.

Aimara

Em ação conjunta com as forças militares da França (Exército, Aeronáutica e Marinha francesa), a Polícia Federal realizou entre os dias 13 e 20 de março a Operação Aimara para prevenção de crimes na Baía de Oiapoque. A ação, que também teve o apoio do IBAMA, teve como meta coibir a pesca ilegal, pirataria, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, e combater de forma cerrada ações depredatórias da natureza na região fronteiriça. A Baía de Oiapoque é considerada um grande ecossistema, responsável pelo nascedouro de diversas espécies de peixes e animais, um manancial indispensável para a preservação da pesca em todo o litoral Norte do Brasil.

Persistência

A Polícia Federal realizou, no dia 23 de março, em São Paulo, a Operação Persistência, destinada a desarticular uma quadrilha voltada à prática de crimes de corrupção passiva, concussão, extorsão, entre outros. O núcleo da quadrilha era formado por dois policiais federais, um ex-policial civil que fora expulso da corporação acusado de cometer crimes da mesma natureza, e um ex-policial militar, condenado em 2001 a 23 anos de reclusão pelo assassinato do Delegado de Polícia Federal Alcioni Serafim De Santana, ex-corregedor da PF que investigava atos de corrupção na corporação.

Face Oculta

A Polícia Federal deflagrou, na manhã do dia 24 de março, a Operação Face Oculta, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas, notadamente a cocaína de origem boliviana. As diligências policiais estão sendo realizadas para o cumprimento de 18 Mandados de Prisão Preventiva e 30 de Busca e Apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal do Tocantins.

Dupla Identidade

A Operação Dupla Identidade da PF prendeu, na tarde do dia 24 de março três homens que aplicavam golpes na Caixa Econômica Federal em São José do Rio Preto(SP) recebendo valores referentes a indenizações pagas pelo INSS a segurados em razão de decisão judicial.

9 mm

Na manhã do dia 24 de março, a Polícia Federal dá cumprimento a 13 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva expedidos em desfavor de uma quadrilha que facilitava fugas dentro do Instituto Penitenciário de Macapá - IAPEN, além de traficar armas e drogas. Participam da Operação chamada 9mm, 70 policiais federais e 20 policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Arrastão

A Polícia Federal deflagrou dia 25 de março, a Operação Arrastão, desenvolvida com o apoio do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de desarticular organização criminosa atuante nos municípios de Tijucas/SC, São João Batista/SC, Canelinha/SC, Itapema/SC e Brusque/SC, especializada na exploração de máquinas caça-níqueis e corrupção de policiais.

Castelo de Areia

A Polícia Federal realizou dia 25 de março, em São Paulo e Rio de Janeiro, a Operação Castelo de Areia contra crimes financeiros e lavagem de dinheiro. A operação visa desarticular quadrilha inserida em uma grande construtora nacional, razão do nome escolhido.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails