"Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto."

segunda-feira, março 16, 2009

Grandes Mulheres do Brasil – Laura Cardoso

Laura Cardoso, nascida Laurinda de Jesus Cardoso (São Paulo, 13 de setembro de 1927), é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão.

Pioneira da televisão no Brasil, Laura tem atuado em teleteatros, séries e novelas desde a década de 1950 na extinta TV Tupi e posteriormente em várias emissoras.

Em novembro de 2006, ela recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem do Mérito Cultural, concedida a personalidades e instituições que se destacam por sua contribuição à cultura brasileira.

Laura Cardoso nasceu na Capital de São Paulo, na Bela Vista, conhecido como “Bairro do Bexiga”. Era o dia 13 de setembro de 1927. Filha, neta e bisneta de portugueses, tem orgulho de sua raça e amor por sua gente. Desde de garota, 6 anos, 7 anos, começou a brincar de fazer “teatrinho”, com as crianças, amiguinhos do bairro. Brincava descalça nas ruas, gostava da vida.

Magrinha, franzina, tinha, porém, olhos grandes e vivos. Quando estava com 14, 15 anos, pensou em entrar para o rádio. A mãe não gostou, mas o pai, com quem sempre se deu, a apoiou. E Laura foi fazer o teste na Rádio Cosmos. Seu nome, porém, que é Laurinda de Jesus Cardoso, não foi aprovado. E veio o Laura Cardoso, que ela mesma gostou. Júlio Atlas percebeu o valor da garota, que desde então não deixou mais de representar.

Inteligente, viva, foi logo crescendo. E namorando. Foi para a Rádio Tupi, para a Difusora. Foi ali que conheceu Fernando Baleroni, ator, roteirista, diretor e produtor, com quem se casou e com quem teve dois filhos: Fátima e Fernando.

A televisão, para ela, aconteceu em 1952, dentro do programa “Tribunal do Coração”, escrito por Vida Alves. E, como um meteoro, Laura cresceu. Adaptou-se perfeitamente ao novo veículo de comunicação. Fez “Canção Sagrada”, fez “O Castelo do Homem Sem Alma”, fez “A Estranha Passageira” ; e passou para as novelas. Fez: “Um Lugar ao Sol”, e várias outras. Passou para a *Globo. Ali sempre ganhou papéis de destaque, em novelas como: “Mulheres de Areia”, “Irmãos Coragem”, “Salsa e Merengue”, “Livre para Voar”, “Felicidade”, “Pão pão, beijo, beijo” e várias outras.

Teatro, no entanto, é sua grande paixão. Ali ganhou inúmeros prêmios, fazendo: “A Herdeira”, “Vereda da Salvação”, “Vem buscar-me que ainda sou seu”, e dezenas de outros espetáculos. Também em cinema se salientou, fazendo “Quincas Borba”, “Terra Estrangeira”.

Detentora de várias dezenas de prêmios, como melhor atriz, a garota nascida no “Bexiga”, em São Paulo, está hoje entre as três melhores atrizes do Brasil, mas continua sendo a garotinha emotiva, frágil por fora, verdadeira guerreira por dentro.

Essa é Laura Cardoso.

* Seu atual trabalho na rede Globo é apresentado na novela "Caminho das Índias" onde Laura Cardoso interpreta Laksmi, a matriarca da família Ananda, uma mulher extremamente autoritária.

Fonte: netsaber

estrela dourada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails